Com a aproximação da final da Taça de Portugal, não podemos deixar de recordar as últimas quatro finais entre o Braga e o FC Porto, em que os minhotos levaram a melhor em três ocasiões.
O Favoritismo do Braga
O Braga e o FC Porto são adversários conhecidos, com vários confrontos em finais de troféus nos últimos anos. A tradição tem favorecido o Braga. Em 2019/20, na final da Taça da Liga, um golo de Ricardo Horta nos últimos segundos concedeu ao Braga o segundo título.
Em 2015/16, no Jamor, o Braga adiantou-se com uma vantagem de 2-0 sobre o FC Porto, mas a equipa nortenha recuperou, empatou mas acabou por perder nos penáltis. Já em 2013, outra final da Taça da Liga entre as mesmas equipas resultou numa vitória do Braga graças a um golo de penálti convertido por Alan.
Retrospetiva do FC Porto
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, tem seis taças em Portugal, mas sempre terminou em segundo lugar quando enfrentou o Braga em finais. Contudo, o Porto conseguiu manter-se invicto contra o Braga em 2022/23, vencendo por 4-1 e empatando a zero em Braga.
O Desempenho de Ambas as Equipas
Quanto ao desempenho das duas equipas em 2022/23, o FC Porto venceu a Supertaça e a Taça da Liga, mas não foi suficientemente consistente no campeonato, que foi ganho pelo Benfica.
Por sua vez, o Braga conquistou uma importante vaga na Liga dos Campeões, mas não teve um bom desempenho nas competições europeias, sendo eliminado na fase de grupos da Liga Europa e da Conference League.
Agora, com a final da Taça de Portugal à porta, estas tendências podem ser confirmadas ou quebradas. A questão que se coloca é: quem levará para casa o tão cobiçado troféu?