Reclamações contra operadoras de TVDE em Portugal aumentam 25% em 2023
O número de reclamações dirigidas às operadoras de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) em Portugal continua a crescer, registando um aumento de 25% em 2023 em relação a 2022, segundo uma análise do Portal da Queixa. A Uber lidera as reclamações com 70%, seguida pela Bolt com 25% e a Free Now com 3%. A Bolt é a empresa que regista a maior subida de reclamações, com um aumento de 74% face a 2022.
Principais motivos de reclamação
Os três principais motivos de queixa dos consumidores contra as empresas de TVDE são cobrança indevida, problemas com faturação e não comparência do motorista. A cobrança indevida é o motivo que registou o maior crescimento este ano, com um aumento de 87% em relação a 2022.
Outros motivos de reclamação incluem valor excessivo cobrado, comportamento do motorista, bloqueio/ativação de conta, cancelamento de viagem, condução perigosa e falta de apoio da marca operadora na solução de problemas.
Baixos índices de satisfação
A análise à performance das operadoras de TVDE revela baixos índices de satisfação. A Uber tem um Índice de Satisfação de 43,9 (em 100), a Bolt apresenta um Índice de Satisfação de 24,2 (em 100) e a Free Now tem um Índice de Satisfação de 34,2 (em 100).
Além do aumento de reclamações contra o setor, a presidente da Associação Nacional Movimento TVDE, Ângela Reis, alertou recentemente para más práticas no setor, especialmente na região da Grande Lisboa, onde motoristas vindos de países como Bangladesh, Nepal, Paquistão e Afeganistão conduzem viaturas TVDE com licenças que não são suas.
Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust
O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho de 2009. Atualmente, é a maior rede social de consumidores em Portugal e uma referência nacional em matéria de consumo e marketplace de reputação de marcas. A plataforma expandiu-se internacionalmente para mercados como França, Espanha, África do Sul e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.