in

Aumento de 25% nas reclamações de operadoras TVDE em 2023: Uber lidera e Bolt regista maior subida

Aumento de 25% nas reclamações de operadoras TVDE em 2023: Uber lidera e Bolt regista maior subida

Reclamações contra operadoras de TVDE em Portugal aumentam 25% em 2023

O número de reclamações dirigidas às operadoras de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) em Portugal continua a crescer, registando um aumento de 25% em 2023 em relação a 2022, segundo uma análise do Portal da Queixa. A Uber lidera as reclamações com 70%, seguida pela Bolt com 25% e a Free Now com 3%. A Bolt é a empresa que regista a maior subida de reclamações, com um aumento de 74% face a 2022.

Principais motivos de reclamação

Os três principais motivos de queixa dos consumidores contra as empresas de TVDE são cobrança indevida, problemas com faturação e não comparência do motorista. A cobrança indevida é o motivo que registou o maior crescimento este ano, com um aumento de 87% em relação a 2022.

Outros motivos de reclamação incluem valor excessivo cobrado, comportamento do motorista, bloqueio/ativação de conta, cancelamento de viagem, condução perigosa e falta de apoio da marca operadora na solução de problemas.

Baixos índices de satisfação

A análise à performance das operadoras de TVDE revela baixos índices de satisfação. A Uber tem um Índice de Satisfação de 43,9 (em 100), a Bolt apresenta um Índice de Satisfação de 24,2 (em 100) e a Free Now tem um Índice de Satisfação de 34,2 (em 100).

Além do aumento de reclamações contra o setor, a presidente da Associação Nacional Movimento TVDE, Ângela Reis, alertou recentemente para más práticas no setor, especialmente na região da Grande Lisboa, onde motoristas vindos de países como Bangladesh, Nepal, Paquistão e Afeganistão conduzem viaturas TVDE com licenças que não são suas.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho de 2009. Atualmente, é a maior rede social de consumidores em Portugal e uma referência nacional em matéria de consumo e marketplace de reputação de marcas. A plataforma expandiu-se internacionalmente para mercados como França, Espanha, África do Sul e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.

Aumento de 25% nas reclamações de operadoras TVDE em 2023: Uber lidera e Bolt regista maior subidaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Telmo Pires apresenta “Através do Fado” no Centro Cultural de Belém em Portugal

Telmo Pires apresenta “Através do Fado” no Centro Cultural de Belém em Portugal

Lotaria Popular | Extração 23.ª – Nomes Próprios: Martim

Lotaria Popular | Extração 23.ª – Nomes Próprios: Martim