in

As primeiras imagens do palco da grande final do Festival da Canção

A final do Festival da Canção RTP está marcada para este sábado, dia 7 de março.

O palco onde os finalistas do Festival da Canção vão atuar foi revelado, esta quinta-feira, dia 5 de março, pela organização do evento. Depois de as duas semifinais do concurso da RTP terem decorrido no Estúdio 1 do canal público, em Lisboa, o espetáculo de música ruma até ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

A final do evento será transmitida na RTP, RTP Internacional e RTP Play vai arrancar depois do “Telejornal” e será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Inês Lopes Gonçalves vai estar na green room.

Veja as imagens:

https://www.facebook.com/photo?fbid=10156935023727057&set=a.10150096217222057

“Gerbera Amarela do Sul” (composta e interpretada por Filipe Sambado), “Passe-Partout” (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), “Medo de Sentir” (Marta Carvalho/Elisa), e “Movimento” (Throes + The Shine) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do concurso promovido pela RTP. Já na segunda semifinal, “Abensonhado” (Jimmy P), “Diz Só” (Dino D’Santiago/Kady), “Não Voltes Mais” (Elisa Rodrigues) e “Mais Real Que O Amor” (Pedro Jóia/Tomás Luzia) foram os temas que conquistaram um lugar na final.

AS VOTAÇÕES

A escolha dos temas das semifinais é feita com base no televoto e nos votos de um júri: Anabela (cantora e autora da canção vencedora do Festival da Canção em 1993), Capicua (cantora e compositora no Festival da Canção na edição de 2018), Conan Osiris (cantora, compositor e vencedor do Festival da Canção do ano passado), Héber Marques (cantor, compositor e vocalista da banda HMB), Isilda Sanches (radialista na Antena 3), Miguel Ângelo (cantor, compositor e um dos fundadores dos Delfins) e Rui Miguel Abreu (jornalista na revista Blitz e diretor da revista digital Rimas e Batidas).

As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

“Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora”, explica a RTP.

Este ano, pela primeira vez, e tal como acontece com o Festival da Eurovisão, as pontuações individuais que as canções obtiveram, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site do Festival da Canção.

A música “Telemóveis”, interpretada e composta por Conan Osiris, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Telavive, em Israel.

Money Heist: Part 4 | Trailer Oficial | Netflix

Money Heist: Part 4 | Trailer Oficial | Netflix

Ghost of Tsushima | Trailer de História | PS4

Ghost of Tsushima chegará à PlayStation 4 no dia 26 de junho