in , ,

As novas tecnologias em jogos online

, As novas tecnologias em jogos online

Podemos dizer, sem grande discussão possível, que a tecnologia todos os anos está a dar uma reviravolta ao nível nacional e também mundial. É um facto bem conhecido que todas as grandes empresas que trabalham com jogos on-line, encontram novas formas de trabalhar e vender os seus produtos aos utilizadores.


Por sua vez, nós que somos os consumidores ou os utilizadores destes produtos, queremos sempre mais e melhores jogos, beneficiando das tecnologias que existem e que neste momento estão a ser preparadas para um lançamento no mercado futuro.

Não é por isso de estranhar que existam vários tipos de jogos on-line, cada um com a sua tecnologia, que fazem esta experiência ser ainda mais rica com o passar dos anos. Mas que tipo de jogos é que podem ser jogados on-line, e qual é a tecnologia envolvida?

Jogos de tabuleiro ou cartas on-line

Um dos principais fatores de uma boa jogabilidade, é o facto de o podemos fazer com qualquer pessoa que esteja do outro lado do ecrã. Isso significa que pode ser feito com qualquer jogador, mesmo que esteja noutro país. No caso de jogos como o Poker, ou até o xadrez, conseguimos jogar com uma pessoa que esteja no outro fuso horário, noutro país, e até noutro continente.

Alguns destes jogos podem ter a possibilidade de serem jogados a dinheiro, isto é, existirem recompensas para quem os ganhar. Normalmente estes jogos são regulados, por exemplo em Portugal temos o SRIJ e em Espanha o ordenacionjuego.es.

Jogos on-line divertidos

São jogos disponíveis não só para as crianças e os jovens, mas para qualquer idade… Sites como o Miniclip proporcionam jogos de qualquer tipo, que podem ser jogados através de um browser como por exemplo o Google Chrome ou Firefox. Estes jogos embora não sejam a dinheiro como os que falamos anteriormente, são jogos que podem proporcionar horas de diversão a miúdos e graúdos.

Existem jogos de arcade, jogos de tiros, jogos de palavras cruzadas, e tantos outros que passávamos aqui o dia a falar deles. O importante é que todos estes jogos funcionam através das tecnologias que por exemplo à 10 anos atrás eram muito diferentes.

Jogos “indiretos”

Existem também jogos que podemos ter em conta on-line, mas que não estamos necessariamente a jogar. Por exemplo, em apostas desportivas é comum fazer uma aposta no jogo, mas não estarmos efetivamente jogar o jogo. Ou seja, estamos na prática a tentar adivinhar o resultado de uma aposta desportiva.

Em Portugal este tipo de jogos tornou-se muito mais famoso quando estivemos em confinamento, porque por estarmos isolados, conseguimos fazer uma melhor apreciação deste tipo de ferramentas on-line que em alguns casos eram pouco conhecidas.

No caso destes jogos indiretos, é também possível fazer dinheiro com eles, no entanto isso acontece apenas quando as pessoas sabem fazer as devidas previsões, ou seja, pessoas que conhecem bem aquele campeonato onde estão a apostar e que fazem uma aposta consolidada com base nos seus conhecimentos.

Consolas de jogos

Play Station, Nintendo, e outras marcas são certamente as melhores neste campo. As consolas de jogos vieram proporcionar uma evolução tecnológica das mais drásticas nos últimos anos. Existem sempre novas versões destas consolas, com novos jogos, mais interação on-line e também mais diversidade na jogabilidade.

E aqui é onde vemos que os adultos podem também ser crianças, uma vez que muitos destes jogos são jogados por pessoas adultas que depois do seu trabalho dedicam uma ou duas horas do seu dia a jogar (ou ainda mais). Agarrados a uma televisão ou a um ecrã de um computador, conseguem jogar jogos de consola como se fossem crianças. Também porque provavelmente na sua infância existia um outro tipo de consolas, e agora com as alterações tecnológicas, sentem-se motivados a experimentar coisas novas.

Steam

Esta plataforma de jogos é muito conhecida, e é uma plataforma onde podemos jogar vários tipos de jogos. Normalmente estes são mais jogados no computador, mas ao longo dos tempos foram também existindo tecnologias como por exemplo ecrãs de televisão que podem ser ligados a um computador para uma melhor jogabilidade. A introdução do 4K e até do 5K vieram também alterar a forma como são feitos os jogos, para que possamos ter uma jogabilidade cada vez melhor e mais nítida no nosso ecrã.

A vantagem do Steam é que pode ser instalado em quase tudo, Windows, Linux e MacOS. Isto faz com que mesmo aquelas pessoas que habitualmente não jogam, consigam ter à sua disposição uma plataforma para jogar várias centenas de jogos.

Sabemos que a tecnologia está a evoluir, e portanto certamente que daqui a alguns anos teremos outras coisas interessantes e diferentes para falar sobre as novas tecnologias que são adotadas nos jogos on-line. É o próprio desejo de saber fazer mais, que vai também “puxar” as empresas a fazerem mais coisas tecnologicamente desafiantes.

, Rust Console Edition Devastation Unleashed Update Trailer

Rust Console Edition Devastation Unleashed Update Trailer

, A evolução temporal das máquinas de slot

A evolução temporal das máquinas de slot