in

Apuramento directo é sinónimo de grandes campanhas para Portugal

Apuramento directo é sinónimo de grandes campanhas para Portugal

Portugal define o seu futuro hoje com a Suíca. Apuramento para o Mundial 2018 em jogo

Portugal joga hoje frente à congénere Suiça uma autêntica final que irá decidir quem pode desde já marcar viagem para o Mundial da Rússia e quem vai ter de passar pelo sofrimento do Play-Off.

https://canoticias.pt/desporto/portugal-suica-jogam-hoje-tudo-nada/

Caso a selecção nacional não consiga a vitória hoje, o destino será o Play-Off. E apesar da selecção portuguesa, devido ao seu ranking, evitar os maiores tubarões da eliminatória como a Itália ou a Croácia, isso poderá não ser considerado apenas como um mal menor.

A estatística revela que o não apuramento directo da selecção nacional para uma grande competição faz com que as campanhas não sejam tão bem conseguidas. Ora vejamos, 5 das 6 melhores participações de Portugal nas competições UEFA e FIFA aconteceram quando a selecção se apurou directamente: o título europeu do ano passado, a final do Euro em 2004 (embora que não teve de disputar nenhuma fase de qualificação), as meias-finais do Europeu de 2000 e do Mundial de 2006, e ainda o terceiro lugar no Mundial de 1966. A única grande campanha portuguesa que foge à regra é a do Euro 2012, onde Portugal perdeu nas meias-finais com a Espanha pelo desempate por grandes penalidades depois de um 0-0 nos 120 minutos da partida. Para essa competição, Portugal eliminou a Bósnia-Herzegovina no play-off por um agregado de 6-2.

Portugal no Euro 2004

Desde 2000, são poucas as selecções europeias, que após passarem por uma fase extra de qualificação (diga-se Play-off), realizaram grandes caminhadas na competição. Nos europeus de 2000 e 2016, e nos mundiais de 2006 e 2010, nenhuma equipa passou aos quartos-de-final. No Mundial de 2014, a França chegou aos quartos-final.
2002 foi a excepção, em que tanto a Alemanha como a Turquia tiveram de se apurar pelo Play-Off e acabaram por ser finalista e semi-finalista do Mundial, respectivamente. Euro 2004 teve uma boa prestação da Holanda que só terminaria nas meias-finais às mãos da selecção portuguesa. E no Euro 2008 não houve Play-Off de apuramento.

Alemanha no Mundial 2002

Estes dados resumem a importância do jogo de hoje. É verdade que existem sempre excepções, mas o padrão demonstra que a passagem de uma equipa pelo Play-Off não ajuda em nada a uma boa prestação final.

Apuramento directo é sinónimo de grandes campanhas para PortugalGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Huawei dá inicio a programa beta Android Oreo no Mate 9

Huawei dá inicio a programa beta Android Oreo no Mate 9

ASUS ZenFone 4 Max já disponíveis em Portugal

ASUS ZenFone 4 Max já disponíveis em Portugal