AO Tennis 2 Trailer
in , ,

AO Tennis 2 (Playstation 4) | Análise Gaming

Disponível para: PS4, XBOX ONE, Nintendo Switch e PC

AO Tennis 2 é a nova incursão da Big Ant Studios no Ténis virtual e consegue ser, sem grandes dúvidas, o melhor videojogo do género da actualidade. Saiba aqui a nossa opinião sobre AO Tennis 2.

Longe vão os tempos em que o Ténis era um desporto presente nas consolas nas casas dos fãs da modalidade e não só. Depois de vários Top Spin e Virtua Tennis terem invadido as gerações anteriores de consolas, nesta geração o desporto da raquete na mão esteve maioritariamente ausente.

Já não vemos nem a SEGA nem a 2K a lutar pelo mercado dos videojogos de Ténis, e sentia-se um vazio nessa área. Têm aparecido algumas tentativas de marcação de posição, mas nenhuma bem-sucedida. Entre essas tentativas, regista-se o lançamento do primeiro AO Tennis em 2018 e que foi bastante criticado pela imprensa e pelos jogadores inicialmente. Ao longo das semanas seguintes ao seu lançamento o título recebeu diferentes actualizações e patches que acabaram por melhorar drasticamente a sua performance, mas sem conseguir limpar a imagem do jogo na sua totalidade.

Chegamos a 2020 e o estúdio australiano já aprendeu bastante com os erros cometidos no lançamento do jogo original, e desta vez conseguem lançar a sequela sem erros de maior, oferecendo uma experiência agradável e estável.

Começando pelo que realmente mais importa, a jogabilidade. AO Tennis 2 tenta situar-se no limbo entra uma verdadeira simulação do desporto e uma experiência arcade da modalidade, conseguindo assim agradar a gregos e troianos, isto é, a quem quer ver o Ténis recriado ao mais ínfimo detalhe e a quem quer apenas ganhar o Australian Open com Rafa Nadal. Bom equilíbrio.

Em termos visuais o jogo consegue atingir bons níveis de fidelidade visual, como também consegue chegar a pontos baixo que deviam ter sido melhor limados. Se ao controlar Rafael Nadal (um dos jogadores licenciados do jogo, e a capa do mesmo) conseguimos confirmar que o seu modelo está muito próximo da realidade, quando jogamos (ou defrontamos) com tenistas de menor exposição sente-se que os modelos não são muito detalhados.

Um dos pontos que tem de ser mencionado neste título é a falta de nomes incontornáveis do ténis, como Novak Djokovic ou Roger Federer, e a juntar a isso, a parca quantidade de torneios licenciados no jogo. Tirando o Australian Open (que marca inerentemente este jogo, até no seu título), não existem mais Grand Slams no jogo, portanto a quantidade de vezes que o jogador vai passar no Australian Open será grande, isto se quiser autenticidade.

Big Ant Studios foi inteligente a perceber que sem um grande número de torneios e jogadores será difícil manter o jogo activo, e por isso, oferece um sistema de edição e criação que permite criar tenistas e torneios, de forma a recriar o melhor possível o circuito dos Grand Slams. Existem já centenas de opções para fazer download e que acrescentam longevidade a AO Tennis 2.

Com esse novo conteúdo criado e publicado pelos jogadores, é possível experenciar um bom modo carreira que consegue passar a ideia do quanto “custa” criar uma carreira de sucesso no mundo do Ténis, sempre sem perder o grau de diversão que a sua jogabilidade. Durante esse modo somos confrontados com as diferentes situações com as quais os tenistas têm de participar. Desde sequências de treino necessárias para evolução do jogador, a participação em qualificadores para (passe a redundância) qualificação para os torneios, a participação nesses mesmos torneios para conseguir subir no ranking e ganhar dinheiro para depois investir esse mesmo dinheiro para melhorar as condições do tenista para ganhar mais jogos e mais torneios. É um loop quase interminável mas que recria bem o que acontece a um tenista na vida real.

AO Tennis 2 é um claro upgrade à edição anterior e consegue oferecer a melhor aproximação do Ténis que podemos jogar nas consolas actuais. Com melhorias visuais (indo desde os modelos oficias dos jogadores e dos courts até às interfaces do jogo), um modo carreira denso e cativante e com uma jogabilidade mais refinada, se é fã de Ténis, certamente irá gostar deste título. AO Tennis 2 continua longe da perfeição mas, tendo em conta o orçamento baixo de produção (em comparação com outros jogos de desporto), consegue oferecer uma boa experiência e muito entretinemento.

 

AO Tennis 2 (Playstation 4) | Análise Gaming | CA Notícias

AO Tennis 2 é a nova incursão da Big Ant Studios no Ténis virtual e consegue ser, sem grandes dúvidas, o melhor videojogo do género da actualidade. Saiba aqui a nossa opinião sobre AO Tennis 2.

Product In-Stock: https://schema.org/OutOfStock

Avaliação do editor:
3.5

Gil Vicente FC, Jogada, Z. Naidji, 43m

Liga (20ªJ): Resumo SC Braga 2-2 Gil Vicente FC