Bakugan: Champions of Vestroia, uma aventura RPG chega à Nintendo Switch a 6 de Novembro e tivemos a oportunidade de conhecer melhor o jogo antes do seu lançamento, numa transmissão online organizada em conjunto pela Warner Bros. Games, Spin Master e WayForward.
Para quem não conhece a franquia Bakugan fiquem a saber que o universo roda em torno de um grupo de adolescentes intitulados como os Guerreiros da Batalha que possuem monstros de outra dimensão, os Bakugans, criaturas que lutam para manter a harmonia de sua dimensão, Vestroia.
Bakugan: Champions of Vestroia contará uma nova história original, expandindo a franquia Bakugan para além da série televisiva. O jogo insere-se num modelo de Light RPG, possibilitando assim a todos os fãs da franquia poderem experimentar esta nova aventura, que propõe ser acessível para os iniciantes mas que oferece desafios a quem quiser completar tudo.
Desde o momento em que foi anunciado como um jogo exclusivo para a Nintendo Switch, que Bakugan: Champions of Vestroia é visto e comparado com a série Pokémon, também exclusiva das consolas da empresa nipónica e esta demonstração não fugiu disso. É um jogo em que poderemos ter até 3 Bakugans na nossa party, e com os quais podemos entrar em combate com os Bakugans de outro rival. Somos nós que controlamos a estratégia de combate. Até aqui a mecânica de combate parece idêntica à da série Pokémon, mas ao contrário dessa série, aqui a nossa personagem (o nosso Battle Brawler) não está parada. Ao longo da batalha tem de ir correndo à volta do mapa para recuperar os cores. E as batalhas são em tempo real, invés de serem por turnos.
Em Bakugan: Champions of Vestroia encontramo-nos numa série “irmã” da da série, e onde vemos desenrolar duas novas histórias, com novas personagens e 81 Bakugans, incluindo o favorito dos fãs, Leonidas. Não conseguimos ainda ver muito da narrativa deste jogo, mas pelo que vimos acreditamos que possa vir a agradar aos fãs da série.
Graficamente, o jogo é aquilo que esperamos ver na consola híbrida da Nintendo, sendo que os modelos dos Bakugans são muito semelhantes àquilo que se vê na série,
Neste jogo para além da campanha single-player, iremos também ter uma componente multiplayer online, sendo que poderemos lutar com outros jogadores em todo o mundo e onde o nosso progresso na campanha single-player é transportado para o multiplayer.
A WayForward confirmou-nos que o jogo foi desenvolvido com a Nintendo Switch no pensamento, pois crêem que o jogo enquadra-se muito bem com o público da consola. Em relação ao futuro do jogo, para já não têm nenhum plano para apresentar, ou seja não têm nenhum DLC em cima da mesa. Um ponto positivo é que o jogo não terá micro-transacções.
Localmente o jogo não suporta multiplayer, e infelizmente também não faz uso do HD rumble dos Joy-Cons.
Do que vimos Bakugan: Champions of Vestroia parece mesmo um produto feito a pensar nos fãs, e quem conhece a franquia deverá ficar satisfeito. E num ano em que não há nenhum Pokémon a chegar às lojas, Bakugan poderá ser uma boa escolha para os mais jovens e para quem gosta do género. Só iremos saber isso definitivamente quando o podermos jogar, já não faltará muito.