Análise Gaming – ‘Ark: Survival Evolved – Nintendo Switch’

Um dos reis dos jogos de sobrevivência chegou à Nintendo Switch, mas será que o Ark: Survival Evolved sobrevive aos updates que precisa urgentemente? Ninguém sabe ainda, mas vamos lá ficar a conhecer o que aconteceu com este port.Maxresdefault

- Publicidade -

Incrivelmente, depois da Nintendo Switch ter recebido um dos melhores ports de sempre com o Diablo 3, agora, provavelmente, recebe um dos piores! Mas atenção, o problema não é do jogo, é mesmo de o terem exportado quase igual ao que estava no PC, mas para uma consola portátil, e isso acaba por trair o jogo.

O Ark: Survival Evolved é um jogo de mapa aberto muito grande, com muita coisa a acontecer e isso acaba por fazer com que a consola portátil da Nintendo não se aguente bem, com os frame rates a cair drasticamente. Mesmo antes do jogo iniciar, verificou-se uma quebra de frames apenas na escolha do personagem… deveria ter uns sólidos 30 fps, mas nem aí ele se aguentou. E o loading inicial é tão grande que até te faz perder a vontade de jogá-lo.

1

Quando o jogo começa, finalmente, vemos os gráficos iguais à versão PC: o jogo original não é conhecido pelos seus gráficos estonteantes; é mais conhecido pela sobrevivência que, aí sim, brilha e de que maneira. Na versão da Switch não é diferente, mas com a [grande] diferença de tudo ir aparecendo no ecrã… Ou seja, as quebras de frames são uma coisa totalmente normal de acontecer nesta versão. Se estivesses num PC, terias ido imediatamente ao menu, para diminuir a resolução. Pois, mas aqui não podes! E isto é ainda mais visível em modo portátil, já que ainda podes juntar a isso os textos estarem tão pequenos, que começas a sentir saudades daquela lupa que havia para o Nintendo Gameboy original. Há mesmo textos quase impossíveis de ler! Claramente os textos foram feitos para ecrãs maiores, e não para os ecrãs de 6.2” da Switch.

Em relação ao jogo em si, podem contar com um jogo sólido de sobrevivência, um dos melhores do género, até! E tal como outros jogos do género, o nosso objectivo é apanhar mantimentos, construir armas, roupa, tens de comer, beber, procurar calor, procurar água etc… o jogo não é nada fácil, tens de ter em atenção muita coisa: desde a roupa que tens vestida, por causa do frio/calor; àquilo que comes ou bebes e, em cima disto, tens de ter cuidado com os dinossauros, entre outros inimigos, que vais encontrando no mundo.

3

Tudo o que fazes é resumido em XP e esse XP vai ajudar-te a desbloquear novas armas, entre outra coisas… Ao subir de nível vais também tendo mais arsenal, mas também vais ter de procurar pelo material para construir esse arsenal. Até porque nada neste jogo é dado de mão beijada! Queres algo, vais ter de a construir! E nisso, este jogo não falha, está tal e qual a versão original. É por isso que conseguimos manter a esperança neste jogo, porque, se o jogo sofrer updates, pode acabar por ser um bom jogo para se jogar na Switch. Mas neste momento, como está, é muito complicado jogar sem perder a paciência.

2

A jogabilidade até está boa, mesmo em modo portátil. Responde bastante bem e isso tem sido uma constante nos jogos da Switch. Quem tem as mãos grandes sofre um pouco pelo tamanho dos controlos, mas de resto responde 5 estrelas.

Podes jogar Ark: Survival Evolved com amigos em modo online, ou jogar em modo single player; sendo que o modo online é a melhor maneira de curtir o jogo. Até porque os servidores conseguem alojar até 64 jogadores! Traz amigos para o jogo e forma uma tribo com eles. Tudo fica mais fácil quando temos amigos connosco, tanto neste jogo como na vida!   

Ark 1

Sendo este um dos melhores jogos de sobrevivência, a esperança num port bom para a Switch era enorme. A expectativa acabou por nos trair e vemos aqui, afinal, um jogo com bastantes problemas, principalmente para renderizar… que falha redondamente.

O jogo é bom, mas precisa de ser realmente adaptado à consola portátil da Nintendo, até porque Ark: Survival Evolved merece um port em condições. Vamos aguardar o que eles irão conseguir fazer, mas, sinceramente, não tenho grandes esperanças que o jogo fique realmente bom.

YouTube

null

Análise Gaming – ‘Ark: Survival Evolved - Nintendo Switch’ - CA Notícias
Análise Gaming – ‘Ark: Survival Evolved - Nintendo Switch’
Um dos reis dos jogos de sobrevivência chegou à Nintendo Switch, mas será que o Ark: Survival Evolved sobrevive aos updates que precisa urgentemente?
Editor's Rating:
0
5

Ark: Survival Evolved

  • Design 5

- Publicidade -