Equipe Alpine Elf Endurance determinada a recuperar em Portimão na segunda prova do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, com os pilotos André Negrão, Memo Rojas, Olli Caldwell, Matthieu Vaxiviere, Julien Canal e Charles Milesi.
A Alpine Elf Endurance Team está pronta para recuperar em Portugal na segunda prova da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, que se realiza no Autódromo do Algarve, em Portimão. Depois do excelente ritmo demonstrado em Sebring, as duas equipas Alpine Elf Endurance Team pretendem garantir mais pontos em Portugal para melhorarem a sua classificação no campeonato. Os trios compostos por André Negrão, Memo Rojas e Olli Caldwell, assim como Matthieu Vaxiviere, Julien Canal e Charles Milesi, querem destacar-se numa pista que tem contribuído para a história da Alpine.
A equipa francesa tem uma ligação ao país, já que foi onde conquistou o segundo título a sua história na modalidade, em 2014. Desde então, o Estoril deu lugar a Portimão e ao Autódromo do Algarve, construído em 2008. Considerado um dos circuitos modernos mais técnicos na Europa, a pista apresenta muitas curvas de alta velocidade e subidas íngremes que proporcionam grandes doses de emoção.
Na primeira aparição de Portimão no calendário do FIA WEC em 2021, Les Bleus acrescentaram novas páginas à rica história da Alpine, alcançando a primeira pole position na categoria Hypercar. Com a força desta experiência, a equipa francesa prepara-se para regressar aos desafios do Algarve.
Os seis pilotos da formação estarão particularmente atentos à curva um, onde terão de estar com a máxima concentração para evitar um incidente. O final da recta da meta, com quase um quilómetro de extensão, é precedido de uma zona de travagem em descida, antes de uma sequência rápida que conduz a uma zona mais lenta. No resto do circuito, os pilotos devem estar no topo da sua forma para cumprirem as subidas cegas, que exigem um enorme empenho e ritmos constantes.
A Alpine Elf Endurance Team encara a prova com a ambição de regressar ao pódio na Categoria LMP2. Começando com o treino livre na sexta-feira, André Negrão, Memo Rojas e Olli Caldwell no carro n°35 e Charles Milesi, Julien Canal e Matthieu Vaxiviere no carro n°36, irão afinar os seus Alpine A470, juntamente com a equipa, até à qualificação no sábado. Trinta e sete automóveis, incluindo 12 LMP2, iniciarão as 6 Horas de Portimão no domingo, às 12:00 horas locais.
“Estamos desejosos de esquecer a frustração de Sebring e confirmarmos o excelente ritmo que revelámos na corrida. Aprendemos tudo o que pudemos na primeira ronda, onde experienciámos a competitividade crescente da categoria LMP2. Portimão foi o único circuito em que pudemos testar antes de relançarmos o nosso programa LMP2. Embora, como muitas pistas no calendário, Portimão é atípico, com muitas mudanças de elevação, mas estamos a regressar a um circuito mais clássico e tradicional do que Sebring. Foi também, por isso, que sentimos a necessidade de ir lá este inverno. Teremos de procurar janelas de oportunidade estratégicas, uma vez que Portimão é conhecida por ser dura para os pneus, especialmente na frente esquerda. Isso proporcionará diferentes opções, numa área que podemos controlar bem, fazendo um trabalho perfeito. Esperamos ansiosamente por isso e vamos para Portugal determinados em alcançar um resultado mais de acordo com o nosso potencial, nomeadamente um pódio”. Philippe Sinault, Chefe da Alpine Elf Endurance Team
Se queres acompanhar a Alpine Elf Endurance Team em Portugal, fica atento ao horário da prova. Os treinos livres 1 e 2 decorrem na sexta-feira, os treinos livres 3 e as qualificações LMP2 no sábado e as 6 Horas de Portimão no domingo. A equipa francesa está determinada em alcançar um resultado mais de acordo com o seu potencial, nomeadamente um pódio.
HORÁRIO
Sexta-feira 14 de abril
10:30 – 12:00: Treinos livres 1
15:30 – 17:00: Treinos livres 2
Sábado 15 de abril
11:15 – 12:15: Treinos livres 3
15:55 – 16:15: Qualificações LMP2
Domingo 16 de abril
12:00-18:00: 6 Horas de Portimão