in

Agravados

agravados, Agravados

Agravados

Teatro & Arte | Teatro



Pax Julia T. Municipal

Sala Estúdio

Classificação Etária

Maiores de 12 anos

Bilhete Pago

A partir dos 3 anos

Promotor

Câmara Municipal de Beja

Sinopse

Entre 1502 e 1536, Gil Vicente – entre os trinta e dois e os sessenta e seis anos da sua vida – escreve, representa e encena cerca de 50 produções teatrais, designadas como «Autos» – e que abrangem os estilos das moralidades, das farsas e das comédias. O que torna tão absolutamente extraordinário o labor de Mestre Gil são os muitos vértices de um prisma criativo singularíssimo, sem paralelo na escrita dramática portuguesa, não apenas do séc. XVI, mas de todos os tempos.
Um extraordinário trabalho teatral, para além da criação literária: o saber como e quando deve dirigir-se directamente ao público, quando deve apostar na desmontagem do personagem, quando tornar coisa visível tanto o que se finge como o que se sente, quando jogar ora a distanciação ora a identificação, entre tantos outros jogos teatrais – numa mestria comparável a Shakespeare. E, em simultâneo, deixa-nos o inigualável legado literário e dramático que sustenta os muitos personagens, das mais diversas origens e castas sociais, bem como as inúmeras situações e problemáticas que os movimentam – e que constroem uma paisagem única que nos permite conhecer a sociedade portuguesa de quinhentos.
Como apresentar, hoje, esta mestria, aos jovens de hoje? Esta é a génese dramatúrgica de AGRAVADOS, ao socorrer-se de momentos-chave de algumas das suas sátiras sociais, interpretadas por, eles também, jovens actores.
Tomámos pois em mão o desafio de partilhar com o público de hoje – jovens hiper-estimulados mas também deprimidos e desatentos – esta certeza da intemporalidade da obra vicentina.
AGRAVADOS é uma produção desassombrada e provocadora que mostra que desde tempos imemoriais existem crianças experimentando jogos de linguagem, jovens que aspiram a sair do seu meio, o constante conflito entre o Bem e o Mal, o Poder e os que lhe são subjugados, abastados que julgam poder corromper a Moral com as suas riquezas, maridos indispostos e mulheres insatisfeitas, a energia vital da juventude, a rabugice da velhice, o interesse dos carreiristas, os injustiçados da Vida, os sofredores de paixões, os enganados pelas aparências, os caídos em desgraça, os revoltados, as consciências vigilantes e a eterna sedução da Beleza.Por eles lembrar-nos-emos, sempre, da forte presença dos personagens que – como todos nós – vão, por este mundo, agravados.

Ficha Artística

Textos de Gil Vicente: Comédia de Rubena | Auto de Mofina Mendes | Auto da Feira | Romagem de Agravados
Dramaturgia/Encenação/Figurinos: Gisela Cañamero
Actores: Ana Ademar | César Melo | Marta Valente | Ricardo Cardoso | Victor Caetano
Coreografia: Ricardo Cardoso
Adereços: Joanna Freer
Coprodução: arte pública/Pax Julia – Teatro Municipal

Preços

  • Geral – 3€

Próxima Sessão

25 mar 2022 21:00

Duração

60 minutos

Abertura Portas

10:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

agravados, Agravados

, UNiiQU3 + Xexa + DJ Danifox

UNiiQU3 + Xexa + DJ Danifox

, As Alegres Comadres de Windsor

As Alegres Comadres de Windsor