Mais uma semana de Abril com uma nova agenda de concertos a não perder. Confiram de seguida, algumas sugestões para ouvir boa música ao vivo esta semana.
Dia 18, Rui Massena actua no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. São raras as figuras da música clássica a tornarem-se artistas de referência no universo da música popular. Em Portugal, são mais raras ainda, e hoje em dia resumem-se a um único nome: Rui Massena. Divulgador incansável da música erudita, premiado internacionalmente, maestro convidado da Sinfónica de Roma, mas também músico de enorme sucesso popular, com dois álbuns que chegaram ao primeiro lugar dos tops, Rui Massena não faz distinções entre géneros musicais. O seu novo álbum, III, é a melhor prova disso.
Dia 19, os Hang Massive sobem ao palco do Hard Club no Porto. A banda britânica e sueca de “Hang and Handpan” é a mais conhecida banda deste género, contando com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. O seu último album, Luminous Emptiness, lançado em 2018, leva-nos numa jornada épica do ponto de vista musical e visual, que vai ser tocada ao vivo neste concerto.
Dia 20, Miguel Araújo apresenta o projecto Casca de Noz no Cine-Teatro Municipal Messias, na Mealhada. Aqui o artista sobe ao palco sozinho, por entre guitarras, ukeleles, um piano e as canções. As que canta, as que fez para serem cantadas por outros e as que vierem a propósito na altura, dos autores que são a raíz de tudo aquilo que faz. Casca de Noz é a imagem dessa embarcação frágil, que pode colapsar e afundar a qualquer momento, mas também é a expressão que os anglófonos usam quando querem recorrer ao poder da síntese.