Novembro começa com dias frios e alguma chuva. Ainda que o clima nos incentive a ficar em casa, alguns espectáculos convidam-nos a fazer o contrário. Fica de seguida a agenda cultural desta semana.
No São Luiz Teatro Municipal, estreia dia 9 o Amazónia. Com texto e direcção de Jorge Andrade, este espectáculo apresenta-se como uma telenovela ecológica gravada na Amazónia, explorando algumas ideias bizarras, como a utilização de argumentos de outras novelas para poupar papel e ideias, incentivando o plágio. Em cena até dia 19.
Em Braga, no Theatro Circo, estreia o Guardas do Taj. Com texto de Rajiv Joseph, este espectáculo conta com as interpretações dos actores brasileiros Reynaldo Gianecchinni e Ricardo Tozzi. Uma história baseada numa das muitas lendas que giram em torno do Taj Mahal, que reflecte sobre a amizade, o poder e a beleza. Com encenação de Rafael Primot, estará em cena no teatro referido de 9 a 12. Depois desta data, visitará outras cidades ao longo do mês.
No dia 10 e 11, estará na Culturgest o Songs for Takashi. Este é um espectáculo de dança desenvolvido e coreografado por Raimund Hoghe, artista alemão que já tem contacto com a Culturgest desde 2006. Em palco, estará o bailarino japonês Takashi Ueno, um intérprete bastante talentoso que vale a pena conhecer.
No dia 10, estreia no Teatro Carlos Alberto no Porto, o A Grande Vaga de Frio Com Orlando de Virginia Woolf. Como o próprio nome indica, aqui será revisitada a famosa obra da escritora britânica. Com dramaturgia de Luísa Costa Gomes e direcção de Carlos Pimenta, estará em cena até dia 19.
No dia 11 e 12, estará no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada, o Guarda Mundos. Este espectáculo explora o universo infantil escondido dentro de um guarda-roupa, que traz memórias de infância a todos nós. Uma criação de Bruno Martins, Cláudia Berkeley e Luciano Amarelo.



