Começamos o mês de Maio com o regresso das temperaturas baixas. Ficam de seguida, algumas sugestões dos espectáculos que podem ser assistidos esta semana.
De 3 a 8 de Maio, o espectáculo Lusco-Fusco estará no São Luiz Teatro Municipal. Este surge de um desejo de partilhar uma experiência sobre o vazio e o que ele pode conter. Como é o vazio de estar tudo tão cheio que não encontramos nada? Os performers organizam o corpo para desaparecer, desobedecer e desaprender com a matéria, operam a luz e o som e habitam um lugar aberto ao sensível e à própria perceção de cada criança. Com direcção e interpretação de Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira.
De dia 4 a dia 6, o Teatro Nacional D. Maria II recebe o espectáculo Júlia, de Christiane Jatahy. Uma adaptação de Menina Júlia de August Strindberg, que passou pelo Maria Matos em 2013, em que o teatro se transforma em cinema ao vivo. Com cenas pré-filmadas e cenas filmadas no momento, o filme é construído na presença do público, entre o que pode ser visto e o que só pode ser entrevisto na presença real do actor e no enquadramento dos detalhes do cinema.
Dia 4, Godó, o Mensageiro do Vale estará no Auditório Municipal Vila do Conde. Este é fruto de uma pesquisa realizada pelo actor e produtor Caco Monteiro, sobre histórias do garimpo do diamante na região da Chapada Diamantina, no coração do Estado da Bahia. Inspirado em factos reais que aconteceram no Vale do Paty, entre 1937 e 1985, este espectáculo conta com a direção do inglês John Mowat.
Dia 5, Cárcere estará no palco do Cine-Teatro Garrett, na Póvoa do Varzim. Uma reflexão sobre a liberdade através dos olhos de um pianista privado da sua liberdade e do seu piano. Diferentes camadas de profundidade são postas em cena, visando proporcionar ao público um mergulho em diferentes perspectivas do que é ser e estar preso… ou livre.