in ,

Agenda Cultural – 24 a 30 de Setembro

, Agenda Cultural – 24 a 30 de Setembro

Entramos assim na última semana de Setembro, para terminar o mês com agenda cheia. Confiram de seguida, alguns dos espectáculos que poderão ser vistos esta semana.

Dia 26, Ter Razão estará no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Este espectáculo anda às voltas com problemas de estacionamento, engarrafamentos monumentais e pessoas que se travam alegremente de razões. Fala-nos de ter razão, de não conseguir deixar de ter razão, de gostar de sofrer para ficar com a razão e, mais dramático ainda, de esticar o momento em que se tem razão para lá do razoável. Com texto e encenação de Ricardo Alves, para ser assistido até dia 30.

Dia 27, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe o espectáculo Moçambique. Jorge Andrade, autor e encenador do mesmo, nasceu em Moçambique e veio para Portugal com 4 anos, mas neste espetáculo constrói uma biografia como se tivesse lá ficado. Para tornar credível esta história de vida, ela é imposta à História do país. Seis actores são contratados para fazer de conta que são moçambicanos, discutem a História à medida que tentam montar a narrativa de um empreendimento.

De dia 28 a 30, Pulmões estará em cena no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. Luís Araújo encena Duncan Macmillan, dramaturgo inglês ainda pouco conhecido em Portugal, numa peça que encara de frente a geração millennial e as suas inquietações. Em cena, um casal na casa dos 30 anos discute, durante uma ida ao IKEA, a possibilidade de ter um filho e qual o impacto dessa decisão neles e no mundo.

Também no dia 28, Otelo estreia no Teatro Nacional São João, no Porto. A peça começa e termina numa escuridão que é perfurada pela luz e avança, imparável, por entre as sombras de Veneza e Chipre, geografias da ordem e do caos, mergulhadas ou rodeadas de água, elemento que conduz, transporta, reflete, espelha, distorce. Otelo perdura na nossa memória e imaginação porque é a tragédia por excelência da diferença e da alteridade, da dúvida e da vulnerabilidade, do ciúme e da traição. Com encenação, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas, em cena até 13 de Outubro.

, Liga (5ªJ): Resumo Portimonense 3-2 Vitória SC

Liga (5ªJ): Resumo Portimonense 3-2 Vitória SC

, Operação Final | Trailer oficial [HD] | Netflix

Operação Final | Trailer oficial [HD] | Netflix