in

A um passo de Roterdão: das canções aos favoritos, tudo sobre a final do Festival da Canção

A final do Festival da Canção RTP está marcada para este sábado, dia 7 de março.

Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado, Throes + The Shine, Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues vão apostar todos os trunfos para conquistarem uma viagem até ao Festival Eurovisão da Canção. Depois da vitória de Conan Osiris na edição de 2019, os espectadores e o júri escolhido pela RTP preparam-se para selecionar a canção que irá representar o país em Roterdão, nos Países Baixos.

Na noite deste sábado, dia 7 de março, as atenções estarão centradas no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, que acolhe a final do Festival da Canção RTP. A transmissão na RTP, RTP Internacional e RTP Play vai arrancar depois do “Telejornal” e será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Inês Lopes Gonçalves vai estar na green room.

OS OITO FINALISTAS

Em cada semifinal foram eleitos quatro candidatos para a final da 54ª edição do Festival da Canção que terá lugar no Coliseu Comendador Rondão Almeida e que será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Oiça aqui todos os temas.

“Gerbera Amarela do Sul” (composta e interpretada por Filipe Sambado), “Passe-Partout” (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), “Medo de Sentir” (Marta Carvalho/Elisa), e “Movimento” (Throes + The Shine) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do concurso promovido pela RTP. Já na segunda semifinal, “Abensonhado” (Jimmy P), “Diz Só” (Dino D’Santiago/Kady), “Não Voltes Mais” (Elisa Rodrigues) e “Mais Real Que O Amor” (Pedro Jóia/Tomás Luzia) foram os temas que conquistaram um lugar na final.

OS FAVORITOS

Tal como é habitual, o Wiwibloggs, o site mais popular entre os fãs do Festival Eurovisão da Canção, fez uma sondagem sobre os finalistas do Festival da Canção. A final do concurso da RTP está marcada para este sábado, dia 7 de março, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Pedro Pina/RTP

Jimmy P, Tomás Luzia, Kady, Elisa Rodrigues, Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado e Throes + The Shine são os finalistas do festival. De acordo com a votação do Wiwibloggs, que contou com mais de mil e duzentos votos, Bárbara Tinoco é a grande favorita para representar Portugal em Roterdão.

O tema “Passe-Partout” conquistou 39,03% dos votos.

O site recorda ainda que, no ano passado, Conan Osiris não avançou das semifinais do Festival Eurovisão da Canção, em Israel. O tema “telemóveis” terminou em décimo quarto lugar, apesar de ter recebido as pontuações máximas dos espetadores franceses e espanhóis.

Resultado da sondagem:

  1. Bárbara Tinoco – “Passe-Partout” 39.03% (507 votos)
  2. Elisa – “Medo de Sentir” 19,48% (253 votos)
  3. Throes + The Shine – “Movimento” 13,39% (174 votos)
  4. Jimmy P – “Abensonhado” 9,24% (120 votos)
  5. Filipe Sambado – “Gerbera Amarela do Sul” 8,24% (107 votos)
  6. Kady – “Diz Só” 5,85% (76 votos)
  7. Elisa Rodrigues – “Não voltes mais” 2.77% (36 votos)
  8. Tomás Luzia – “Mais real que o amor” 2,00% (26 votos)

AS VOTAÇÕES

A escolha dos temas das semifinais é feita com base no televoto e nos votos de um júri: Anabela (cantora e autora da canção vencedora do Festival da Canção em 1993), Capicua (cantora e compositora no Festival da Canção na edição de 2018), Conan Osiris (cantora, compositor e vencedor do Festival da Canção do ano passado), Héber Marques (cantor, compositor e vocalista da banda HMB), Isilda Sanches (radialista na Antena 3), Miguel Ângelo (cantor, compositor e um dos fundadores dos Delfins) e Rui Miguel Abreu (jornalista na revista Blitz e diretor da revista digital Rimas e Batidas).

As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

“Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora”, explica a RTP.

Este ano, pela primeira vez, e tal como acontece com o Festival da Eurovisão, as pontuações individuais que as canções obtiveram, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site do Festival da Canção.

A música “Telemóveis”, interpretada e composta por Conan Osiris, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Telavive, em Israel.

, MY HERO ONE'S JUSTICE 2 | Character Trailer 3, CA Notícias, CA Notícias

MY HERO ONE'S JUSTICE 2 | Character Trailer 3

De Sara Carreira a Beatriz Franzão: os nomeados para o prémio “Internet Star Portuguesa Favorita”