A Quinta dos Animais, com direção e criação de Tonan Quito
Teatro & Arte | Teatro
Oficina Magina
Oficina Magina
Classificação Etária
Maiores de 10 anos
Produtor
O Espaço do Tempo
Sinopse
Publicado em 1945 por George Orwell, A Quinta dos Animais é um texto político e satírico, mas é também uma fábula sobre o modo como nos relacionamos com o outro, aqui entendido como qualquer criatura, qualquer ser com o qual se estabelece uma relação. Soma-se a isso o velho tema do poder, de como pode ser irresistível e, em última análise, de como corrompe. Nada mais atual. E nada mais transversal. Porque a luta pelo poder é, de facto, de todos os tempos, e porque ela começa na infância, se intensifica na adolescência e se concretiza na idade adulta, faz sentido perguntar aos mais novos: quem manda aqui? “Aqui” pode ser a Quinta do Infantado, onde decorre o romance distópico de Orwell e onde os animais instauram uma nova ordem, mas também pode ser o pátio de um liceu. “Aqui” começa por ser o lugar da insatisfação para passar a ser o da revolução e, finalmente, o lugar da exploração, onde uns se impõem à custa do sacrifício dos outros. N’A Quinta dos Animais, a revolta permite que todos os bichos passem a ser iguais. Até certo ponto — até ao ponto da traição, do abuso; até ao momento em que o fascínio pelo poder se sobrepõe à igualdade e à liberdade. O grande tirano é um porco. Antes, tinha sido um homem. E cumpre questionar: que rosto tem, afinal, um ditador? Que líder andas a seguir? E se as crianças roubassem a história e se apropriassem dela, aproveitando-se do teatro? E se triunfassem? E se, por momentos, se tornassem donas da quinta e nós porcos que obedecem?
Promotor
O Espaço do Tempo
Ficha Artística
Direcção: Tonan Quito Texto: Inês Fonseca Santos, a partir de A Quinta dos Animais, de George Orwell
Interpretação: Cláudia Gaiolas
Cenografia: F. Ribeiro
Desenho de Luz: Daniel Worm
Desenho de som: Pedro Costa
Produção executiva: Cláudia Teixeira Produção: HomemBala
Co-produção: LU.CA, Teatro Virgínia
Apoio institucional: Fundo de Fomento Cultural / República Portuguesa – Ministério da Cultura Apoio: Lusitano da Penha de França, Exército Português
Informações Adicionais
O Espaço do Tempo é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/DGArtes e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Conta também com o apoio do BPI/Fundação “la Caixa”, da Fundação Millennium, da Fundação Eugénio de Almeida e do Goethe Institut.
Preços
- Geral – 0€
Sessão
14 jan 2023 16:00
Duração
50 minutos
Abertura Portas
15:30
Intervalo
Sem Intervalo.