A Mazda Motor Corporation participou da 27ª edição da Conferência Técnica Internacional sobre o Reforço da Segurança dos Veículos (27th ESV 2023), realizada no Japão, no Pacifico Yokohama North, em Yokohama. A conferência, realizada a cada dois anos nos EUA, no Japão, ou na Europa, tem como objetivo discutir e apresentar tecnologias de segurança para a proteção de crianças, idosos e outros utilizadores vulneráveis da estrada, além de abordar temas relacionados a inteligência artificial e condução automática.
A Mazda destacou sua abordagem centrada no ser humano e a tecnologia subjacente à mesma, expondo um Mazda CX-60 equipado com o Driver Emergency Assist (DEA), um sistema que determina quando o condutor não consegue controlar o veículo devido a uma súbita perda de consciência. Em tais situações, a tecnologia avançada age para abrandar e imobilizar o veículo, alertando, ao mesmo tempo, as autoridades de emergência. O sistema DEA já está disponível no CX-60 em comercialização no mercado japonês.
Também apresentou o Mazda Co-Pilot Concept, um avançado conceito tecnológico de apoio à condução, que monitoriza as capacidades do condutor, bem como a abrangente filosofia de segurança Mazda Proactive Safety. Desenvolvido sob este conceito, o Mazda Co-Pilot Concept permite reduzir os riscos, monitorizando certos estados do condutor, como sonolência ou eventuais problemas de saúde.
A Mazda pretende alcançar, até 2040, uma taxa de zero mortes causadas pelos seus novos veículos, trabalhando para entender e modelar os mecanismos do corpo e do cérebro humano, e desenvolver tecnologia para detectar e prevenir perigos de acordo com sua filosofia de segurança Mazda Proactive Safety.
O CX-60 é o primeiro veículo certificado no Japão segundo as novas normas de segurança do país, o que assegura o cumprimento do regulamento de segurança Número 79, Revisão 4, na mais recente regulamentação das Nações Unidas sobre sistemas DEA. A Mazda planeia continuar a expandir e a melhorar a tecnologia inerente a este conceito, aumentando, gradativamente, o número de modelos que a venham a incorporar. A empresa trabalha continuamente na proteção dos condutores de seus modelos, por meio de avanços em termos de tecnologias de assistência à condução, complementando o prazer de condução e a liberdade de mobilidade ao longo das suas vidas.