in

A importância de um ambiente personalizado em sua casa

A importância de um ambiente personalizado em sua casa

Da iluminação a cozinhas modernas com ilhas

Não é preciso falarmos da pandemia da Covid-19 para lembrar a importância que a casa tem na vida das pessoas. É claro que o período de Grande Confinamento nos veio lembrar da centralidade da casa e do seu valor para as famílias. A verdade é que cada vez mais as pessoas se querem sentir “em casa,” procurando que esta reflita a sua personalidade enquanto mantém a sua funcionalidade plena. Comodidade, bem-estar e carácter, estes são alguns dos traços importantes de uma casa contemporânea.

Uma casa com personalidade é um espaço em que domina a identidade de quem lá vive. Falamos, sobretudo, da decoração, claro, embora a escolha de equipamento também nos possa dizer muito sobre si. Por exemplo, sabemos instintivamente que as famílias que optam por cozinhas modernas com ilhas procuram ligar a cozinha ao resto da vida na casa, valorizando-a como espaço não só de refeições como de partilha. Sim, às vezes a escolha de modelos de cozinhas ou projetos de cozinhas por medida pode dizer algo sobre quem habita uma casa. A importância de um ambiente personalizado em sua casa é-nos ditada pelos elementos que a compõem – que a tornam única e sua. Vejamos alguns.

Elementos para um ambiente personalizado em sua casa

A iluminação

Começamos pela iluminação porque esta não representa apenas “luz”, mas também carácter. Enquanto que salas e quartos têm luzes mais quentes – e amarelas – cozinhas têm luzes mais frias – e brancas. As primeiras induzem o conforto e as segundas a concentração. Por isso, a sua presença e disposição diz-nos exatamente quem somos e o que queremos de cada espaço na nossa casa.

As cores

Sabemos que as cores têm um significado e, por isso, devem ser usadas em harmonia com o resto da decoração. O ideal quando se pensa em criar ambientes personalizados na casa é seguir uma palete de cores pré-definida. Qual é a sua cor preferida? O que quer que as paredes confessem?

O mobiliário

Usabilidade e comodidade são fundamentais quando se fala em mobiliário. Isto é, os móveis têm que combinar aquilo que você precisa com aquilo que o faz sentir bem. Um sofá é um exemplo paradigmático – serve para uma pessoa se sentar, mas também relaxar enquanto lê ou vê televisão. Quando resolver planear os diferentes ambientes da casa pense, antes de mais, nos elementos fundamentais de mobiliário: camas, mesas, sofás e roupeiros. Esses não podem faltar! Pode, inclusive, pedir ajuda profissional. Quem?

Designer de interiores e decoração

Sim, pode contratar um designer de interiores ou um decorador para pensar a sua casa de outra forma. A decoração deve ter em consideração as especificações do projeto de arquitetura e de design de interiores e seguir um plano de acordo com o perfil de cada cliente – você, o habitante da casa. Pode ter um estilo neutro, despojado, extrovertido ou moderno, entre outros. Isso vai definir o mobiliário e as peças de decoração a usar. As vantagens de um planeamento do espaço são o bom uso do mesmo, mais funcionalidade e, claro, mais bem-estar. Um espaço que oferece vantagens em ser bem planeado é a cozinha.

A cozinha

O planeamento da cozinha é fundamental para criar um ambiente personalizado na casa. Afinal, este é o espaço de excelência de convívio da casa, onde se partilham receitas, sabores e tradições. “Somos o que comemos”, diz o ditado. E bem. Portanto, não basta atirar com umas cozinhas modernas com ilhas só para ficar bonito, ou ir à loja procurar por modelos de cozinhas ou idealizar projetos de cozinhas por medida sem que isso seja pensado numa lógica de integração com o resto da casa. Um dos temas importantes dentro do planeamento da cozinha é o os móveis. Alguns destes são modulados, outros podem ser feitos sob medida, adaptados ao ambiente e personalizados como você quiser. Para combinar personalidade com qualidade, no caso da cozinha uma boa solução será falar com especialistas em cozinhas. A Leiken, por exemplo, ajuda a criar ambientes personalizados e de sonho independentemente do tamanho da sua cozinha. Pode optar por modelos de cozinhas, pensar em projeto de cozinhas por medida, mas o importante é ter ajuda profissional.

Luz, cor e não só ação, mas também móveis, modelos de cozinhas, cozinhas por medidas e cozinhas modernas com ilhas. Seja com Do It Yourself ou com ajuda de profissionais, muito pode ser feito para que a sua casa tenha um ambiente mais personalizado. Que reflita a sua identidade. Que seja ainda mais sua.

A importância de um ambiente personalizado em sua casaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Conforto Térmico: 10 opções de climatização para a sua casa

Conforto Térmico: 10 opções de climatização para a sua casa

“AMOR, ESTÚPIDO E LOUCO” para ver hoje na Fox Life

“AMOR, ESTÚPIDO E LOUCO” para ver hoje na Fox Life