in

A CRUZADA DE CRIANÇAS

, A CRUZADA DE CRIANÇAS

A CRUZADA DE CRIANÇAS

Teatro & Arte | Teatro


Convento São Francisco

Black Box

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

A partir dos 3 anos

Promotor

Câmara Municipal de Coimbra

Sinopse

Programação paralela à exposição “Primaveras Estudantis. Da crise de 1962 ao 25 de abril.”

Um dos mais estranhos episódios medievais, sucedeu em 1212, e ficou conhecido como Cruzada das Crianças. Foi, muito provavelmente, um engano, um equívoco, mas a história que sobreviveu no imaginário popular conta que inúmeras crianças se juntaram para tomar a Terra Santa.

Neste século, temos uma cruzada moderna, de crianças, milhares delas, que decidem sair para as ruas a reclamar certas coisas (em vez da Terra Santa, uma sociedade melhor), reclamar precisamente aquelas coisas que os adultos já perderam a capacidade de exigir, mas que as crianças são perfeitamente capazes de saber expressar. Coisas essenciais que passámos a achar que são utopias, desejos imaturos, falta de noção da realidade, etc.

Todos os adultos são agora confrontados com as exigências das crianças (coisas tão simples como acabar com a fome, acabar com a solidão, fazer com que o Pai Natal consiga chegar a África, quarenta horas semanais de brincadeira, etc.), riem-se do esforço, passam-lhes as mãos na cabeça e sorriem da ingenuidade, não fazendo nada para mudar, não intervindo.

Haverá, assim, dois níveis de leitura: o público mais jovem, não perceberá a atitude dos adultos e verão sempre a parte positiva de toda a demanda, as exigências pueris, essenciais, por vezes cómicas. Os adultos, pelo contrário, verão apenas a parte cínica.

Ficha Artística

Autor Afonso Cruz

Encenação Rute Rocha

Intérpretes Cristina Cavalinhos, José Mateus, Pedro Barbeitos

Música MAGO

Apoio ao movimento Valentina Parravicini

Design de cena Ana Limpinho

Design de luz José Álvaro Correia

Operação técnica Paulo Santos

Design gráfico: João Concha

Coprodução Gato que Ladra e Fundação C.C.B. / Fábrica das Artes17a produção

Informações Adicionais

Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]

Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.

Preços

€ 4 Geral

€10 Bilhete Família , (2 adultos + 2 crianças até 12 anos ou 1 adulto +3 crianças até 12 anos) disponível apenas na bilheteira local

 

Sessão

12 fev 2023 16:00

Duração

50 minutos

Comprar Bilhete

, A CRUZADA DE CRIANÇAS

, Souvenir du Théâtre d’Opéra, por João Lourenço e Sérgio Leite

Souvenir du Théâtre d’Opéra, por João Lourenço e Sérgio Leite

, MÁ EDUCAÇÃO PEÇA EM 3 ROUNDS

MÁ EDUCAÇÃO PEÇA EM 3 ROUNDS