9.ºFest. Guitarra Lagoa – EARLY GUITAR DUO+DUO PALOMARES-LLANES
Música & Festivais | Festival
Quinta Dos Vales
Recinto
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 6 anos
Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
O programa que lhe oferecemos é baseado na sensual e atraente música ibero-americana, com os ritmos particulares e distintos de países como Brasil, Argentina ou Espanha e os compositores muito interessantes ( Machado, Piazzolla, Boutros, de Falla, etc.) . O canto do violino junto com a sutileza do violão criam um mundo sonoro maravilhoso com muito charme para o público.
JOAQUÍN PALOMARES (VIOLÍN)
Ele é considerado pela crítica como o maior expoente de sua geração e um dos violinistas espanhóis mais internacionais da atualidade. Durante a sua formação, ganhou o primeiro prémio em todas as competições nacionais mais importantes e foi laureado em vários concursos internacionais. Graduado “com a mais alta distinção” em Violino e Música de Câmara nos Conservatórios de Valência e no Conservatório Real de Bruxelas, aperfeiçoou seus estudos com professores da estatura de León Ara, Aaron Rosand, D. Szigmondi, V. Klimov, entre outros . Apresentações por toda a Europa e Japão; solista com as melhores orquestras espanholas e várias estrangeiras. Músico multifacetado – pedagogo, solista, camerista e maestro -; gravações nos EUA, Reino Unido e Espanha; em 1984 tornou-se professor do Conservatório de Barcelona; mais tarde, em 1985 obteve a maior pontuação da história dos Conservatórios Espanhóis no acesso à cátedra na especialidade de Violino, realizando desde então o seu trabalho pedagógico no Conservatório de Música de Múrcia. Atualmente é Diretor Artístico da Camerata “Virtuosi”, membro fundador do “Beethoven Klavier Quartett”, “Beaux-Arts String Trio” e “Art Tango Ensemble”. Apresenta-se nos seus concertos com o magnífico violinista Nicolaus Gagliano (Nápoles 1761) e R.Regazzi (Bolonha-2003). A sua carreira como violinista de concerto clássico foi enriquecida nos últimos anos por uma atração especial pelo cultivo de diferentes gêneros musicais.
JAVIER LLANES (GUITARRA)
Javier Llanes cativa o seu público através da sua sensibilidade, carisma, musicalidade inata e virtuosismo, facto que coloca este artista entre “um dos grandes expoentes das novas gerações de guitarristas espanhóis”. (Guitarras Contreras, 2017). Como solista, sem dúvida, destaca-se pela versatilidade, incluindo em seu repertório músicas que vão desde o Renascimento até as últimas obras de compositores contemporâneos. Fruto desta qualidade, ao longo da sua carreira integrou inúmeros conjuntos de câmara. Em 2018, gravou o álbum Equinoccio com o clarinetista Gumersindo Berná e o percussionista Enrique González, além de formar com eles o grupo de jazz Equinox Trío. É também membro do duo Palomares-Llanes (violino e guitarra), que oferece a sua arte tanto no panorama nacional como internacional.
Javier Llanes nasceu em Orihuela (Alicante). O seu amor pela música e especialmente pela guitarra começou muito cedo, mas só aos 13 anos iniciou os seus estudos musicais no conservatório, onde foi por diversas vezes avançado para o grau seguinte devido ao seu alto nível e facilidade musical. Em 2014 completou os seus estudos superiores de guitarra com as mais altas honras no Conservatório Superior de Música de Múrcia, sob a tutela de Carmen María Ros. No ano seguinte, fez o Mestrado em Performance e Pesquisa Musical em Alicante com o guitarrista Ignacio Rodes, terminando com as notas mais altas. Também estudou com artistas como Leo Brouwer, David Russell, Álvaro Pierri, Manuel Barrueco, Gallardo del Rey e Margarita Escarpa, entre muitos outros. Seu interesse pela música flamenca também o levou a ter aulas com violonistas da estatura de Óscar Herrero. O seu talento tem sido reconhecido em vários concursos, incluindo o primeiro prémio no VIII Concurso Internacional de Guitarra Ciutatd’Elx (Prémio Calendura). Anos depois, em 2013, foi finalista no XII Concurso Internacional de Guitarra “José Tomás Villa de Petrer” (Categoria Juvenil). Não limitando a sua actividade ao campo solista, foi também premiado no I Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra Ciutatd’Elx. Recentemente, ganhou o Prêmio Especial de Melhor Intérprete de Música Espanhola no 26º Concurso Nacional de Performance “Villa de Cox”.
A sua carreira de concertista levou-o a actuar em festivais de renome como o Festival Internacional de Guitarra Ciutatd’Elx, o Festival Internacional de Guitarra de Hondarribia, o Forum Mare Nostrum, o LakeComo International Music Festival (Itália) ou o Alba Music Festival (Itália ) e em locais importantes como o Teatro Romea, o Auditorio de la Diputación de Alicante (ADDA) ou o Teatro Góngora de Córdoba, entre outros. Ao mesmo tempo, alia a sua actividade de concertista à docência, considerando-a um pilar fundamental na sua formação como músico. Atualmente é professor de guitarra no Conservatório Superior de Música de Múrcia.
Preços
- Geral – 10€
Sessão
18 set 2022 18:00
Duração
80 minutos
Abertura Portas
17:00
Intervalo
Com Intervalo.