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9 Estratégias de SEO no Setor Imobiliário

, 9 Estratégias de SEO no Setor Imobiliário
Maria Ziegler / unsplash

A construção da sua presença online é semelhante à plantação de um jardim. Mesmo se preparar o terreno e plantar as sementes, o seu jardim pode não ter sucesso caso não lhe dê a devida atenção. 

Mesmo que tenha criado, testado e publicado um website no setor imobiliário impressionante, nem sempre aparecerá no topo dos resultados de pesquisa do Google. O que realmente requer é optimização, manutenção e atenção que um website precisa para ter sucesso.

Estamos preparados para o crescimento imobiliário em Portugal?

Antes de analisarmos o que uma agência de SEO imobiliário pode fazer pela sua empresa, vamos analisar o mercado nacional em que ela atua.

Em Portugal, o mercado imobiliário atingiu proporções que a maioria dos agentes imobiliários não poderia prever há 5 anos atrás. Muito se deve ao aumento ininterrupto do setor do turismo em Portugal, e que tem vindo a aumentar de ano para ano. 

O Gabinete de Estratégia e Estudos da República Portuguesa registou a chegada a Portugal de cerca de 9,6 milhões de turistas não residentes no ano de 2021 – o que correspondeu a um aumento de 48% em relação ao ano anterior.

De que forma o turismo afeta o mercado imobiliário em Portugal?

É simples, muitos destes turistas acabam por decidir fixar residência em Portugal. E uma agência de SEO (search engine optimization) sabe disso. Por essa razão, o setor imobiliário deve estar preparado para gerir transações comerciais, não apenas com nacionais, mas também com potenciais compradores estrangeiros.

A agência imobiliária e a agência de SEO 

Uma agência de SEO para o setor imobiliário possui todo o know-how para conseguir aumentar o tráfego orgânico de um website imobiliário. Porquê que isto é relevante?

No mercado imobiliário de hoje, qualquer pessoa que pense em comprar, ou arrendar casa, começa pela crucial pesquisa online. Quais são os primeiros websites a aparecerem nas páginas do Google, ou do Bing? Exatamente, aqueles que estiverem melhor classificados segundo as boas normas do SEO. 

Como otimizar um website imobiliário?

 Não é uma tarefa difícil mas requer dedicação e tempo para se ultrapassar todos os preâmbulos a que as normas SEO obrigam nos dias de hoje. Por isso, faz todo o sentido que a agência imobiliária tente unir esforços com a agência de SEO. 

O agente imobiliário não consegue chegar ao seu público alvo se não tiver um credível website por detrás do seu trabalho. É neste ponto que uma agência de SEO pode influenciar na angariação de mais clientes. Falamos de SEO imobiliário, e há um mundo de pequenos passos a adotar, e integrar, no seu dia-a-dia profissional.

9 estratégias de SEO para o setor imobiliário

  • Design e imagem do website imobiliário

Cuide do design do seu website. Quando falamos em design, referimo-nos à qualidade das imagens inseridas no seu website; à qualidade das fotografias que usa para divulgar os seus imóveis disponíveis; e ainda ao quão intuitivo e fácil de navegar o seu website é. 

  • Relevância das keywords

SEO tem tudo a ver com a qualidade das keywords (palavras-chave) que constam num determinado website, ou redes sociais profissionais. Não se iluda: a quantidade de palavras-chave que constam num website é fator relevante mas a qualidade dessas palavras-chave é ainda mais relevante para as métricas de avaliação do Google, e outros motores de busca. E estas são questões que não passam despercebidas a uma agência de SEO.

  • Relevância do website imobiliário para os motores de busca

Depois de encontrar as keywords certas, deverá fazer o exercício de as inserir em todo o conteúdo que publicar sobre o seu negócio imobiliário. 

Pode parecer difícil mas não é. Se tiver o cuidado de implementar as keywords em todo o seu conteúdo vai estar a ajudar o seu cliente a encontrá-lo na web. 

Por isso, é fundamental otimizar o seu website para que ele surja nas primeiras páginas dos ditos motores de busca. Algo que uma agência de SEO pode fazer por si.

  • Crie um Blog: trabalhe a relevância de conteúdo

A melhor forma de partilhar informação gratuita é através de um blog imobiliário. É isso que qualquer agência de SEO lhe vai dizer. Porém, muito cuidado, a qualidade daquilo que publicar deve acrescentar valor ao seu potencial cliente. 

Este ponto pode fazer toda a diferença entre uma venda e uma não-venda. Pois hoje em dia, o consumidor já não é aquele perfil de comprador que adquire por impulso. O mercado da informação liberalizou-se com a internet, e o consumidor de hoje avalia, compara, faz perguntas, e gosta de sentir que está a ter uma atenção “especial”.

Pois bem, dê-lhe essa atenção especial. Partilhe conteúdos de forma gratuita que vão contribuir para a literacia imobiliária do seu potencial cliente. 

  • Normas SEO para conteúdos de qualidade

Para além da qualidade do conteúdo, existe também um conjunto de normas SEO a ter em conta na estrutura da escrita de um blog.

E não se preocupe, se escrever não for o seu forte, ou se não houver muito tempo para isso, pode sempre solicitar a ajuda de uma agência de SEO que saberá trabalhar o marketing de conteúdo de forma a otimizar o seu tráfego orgânico na web, sem que tenha de investir em publicidade. 

  • Trabalhe bem as descrições dos imóveis

Este é um ponto crucial na imagem que vai passar ao seu potencial comprador. A descrição que fizer dos imóveis que tem disponíveis para venda devem ser o mais completas possível. Devem ser escritas sem erros de ortografia e, mais uma vez, informar o cliente nos mais diversos pormenores, tais como a localização exata do imóvel, entre outros.

  • Redes sociais e outros dispositivos

Otimize os conteúdos do website para as suas redes sociais. Isto vai ajudar a aumentar a probabilidade de venda do seus imóveis pois a maioria das pessoas consulta informação através do Twitter ou Facebook, antes de se dirigir ao browser da web. 

Por isso é importante que as pessoas consigam partilhar o conteúdo que vêem através de um smartphone ou tablet – pois esses são os dispositivos mais usados nas redes sociais. 

  • Esteja presente: crie newsletters

Certifique-se de que a sua agência imobiliária tem este serviço disponível. Mas, se não tiver, hoje em dia já existem muitos softwares CRM para imobiliário que podem ajudá-lo a criar este tipo de conteúdo.

Investir no email marketing, enviando periodicamente conteúdo relevante ao seu potencial comprador pode significar uma venda no momento em que ele estiver pronto para comprar, ou vender o seu próprio imóvel. 

Seja otimista nas suas publicações e pense no bem do seu cliente. Ele percebe esse feeling do outro lado. Mesmo que os agentes imobiliários não se apercebam disso. 

  • Avalie o ranking da sua empresa nos motores de busca

Esta é uma questão um pouco mais técnica. Pode conseguir fazê-lo sozinho, hoje em dia existem tutoriais sobre tudo na internet. Porém, se não quiser correr riscos de negligênciar alguns passos importantes, peça ajuda a uma agência de SEO. Assim terá certeza de que a sua empresa alcança uma boa classificação nos motores de pesquisa. 

Além disso, a agência de SEO imobiliário ensina sobre a correta forma de atualizar o seu website para que a tarefa de inserir novos imóveis no seu website seja mais simples para si, e com real obtenção de resultados em termos de número de visualizações.

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