in ,

88.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa

, 88.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa

Foi ontem apresentada em conferência de imprensa a 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre de 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII. Mais espaços de sombra, pontos para carregamento de telemóveis, concurso Supper Star Battle e Prémio Miúdos a Votos são algumas das novidades desta edição.

Organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, a Feira do Livro de Lisboa está de regresso para a sua 88ª edição. Na sua apresentação, Pedro Pereira da Silva (diretor da feira) sublinhou a importância deste evento cultural para a cidade de Lisboa e para o país, exemplificando com o número de visitantes da edição de 2017 (537 mil). Para João Amaral, Presidente da APEL, “é um orgulho para a APEL poder organizar esta Feira e é um orgulho também que possamos reunir anualmente no Parque Eduardo VII todas estas manifestações culturais que, juntamente com o livro, testemunham a riqueza cultural desta cidade e desde país.”

Nesta edição, a feira aumenta o seu recinto para um total de 23 mil metros quadrados. Bruno Pacheco, secretário-geral da APEL, referiu que este aumento significa a presença de 626 editores/marcas editoriais distribuídos por 294 pavilhões. Para além da literatura, o programa do evento inclui várias outras atividades culturais como cinema, concertos, debates e exposições.

No auditório da APEL, que este ano está localizado na entrada da feira, estará patente a exposição “88 anos de imagens com história”, uma retrospetiva das edições anteriores da feira.

É reforçado o espaço dedicado à gastronomia portuguesa com duas atividades centrais: o Prémio Portugal Cookbook Fair 2018 e a Supper Stars Battle. No Prémio Portugal Cookbook Fair 2018 serão premiados livros de gastronomia eleitos por um júri presidido por Maria de Lourdes Modesto. Como novidade, a Supper Stars Battle junta quatro grandes chefs em ‘batalhas gastronómica’ ao vivo: Vitor Veloso, Kiko Sousa, Daniel Cardoso e Flávio Silva. Para além destas iniciativas, os visitantes poderão usufruir de 42 espaços gastronómicos no recinto da feira.

Mantêm-se as parcerias culturais com as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX), com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e com a Cinemateca Portuguesa. 

As Bibliotecas Municipais de Lisboa reforçam a sua presença através de uma parceria com o PNL (Plano Nacional de Leitura 2027), com o objetivo de facilitar o acesso de todos aos livros do projeto LER+. Também como novidade, as BLX apresentam o resultado do “Prémio miúdos a votos”, iniciativa que desafiou crianças e jovens de todo o país a votar nos livros que consideram ser os melhores para a sua idade. Será lançada nesta edição a Loja BLX, um programa que se vai expandir à rede de Bibliotecas da cidade e que pretende promover as publicações da Câmara Municipal de Lisboa e dos seus parceiros. Mantém-se a atividade “Acampar com Histórias”, onde as crianças são convidadas a pernoitar na Estufa Fria.

Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta um programa vasto, com debates e programas ao vivo em parceria com a Rádio Renascença. No dia 1 de junho, às 19h, será emitido ao vivo do recinto da feira o programa “Governo Sombra”, da TVI24.

Cinemateca Portuguesa marcará presença com a projeção de películas portuguesas. No primeiro dia será projetado o filme Lisboa Crónica Anedótica, de Leitão de Barros. Estão programados ao longo do evento filmes como Cartas de Guerra, de Ivo Ferreira, O Escritor Prodigioso, de Joana Pontes, ou José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes.

No próximo dia 26 de maio o filósofo Eduardo Lourenço, Pilar del Río (presidente da Fundação José Saramago) e o realizador Miguel Gonçalves Mendes marcarão presença no recinto da feira para uma apresentação sobre o documentário Labirinto da Saudade.

A programação da Feira do Livro de Lisboa mantém iniciativas como a “Hora H” (que permite a compra de títulos com 50% de desconto de 2ª a 5ª feira entre as 21h e as 22h) e “Dê nova vida ao livro” (doação de livros usados para serem encaminhados para Instituições que apoiam crianças carenciadas).

Horários da Feira:
segunda a quinta-feira 12h30 às 22h00
sextas-feiras 12h30 às 00h00
sábados 11h00 às 00h00
domingos e feriados 11h00 às 22h00

É possível consultar os mapas, programação diária, livros do dia e toda a informação sobre a feira através da sua página oficial em feiradolivrodelisboa.pt.

, Papillon confirmado no NOS Alive a 12 Julho

Papillon confirmado no NOS Alive a 12 Julho

, Liga Sport Zone, 1.º jogo quartos-de-final: CD Burinhosa 2-4 Sporting CP

Liga Sport Zone, 1.º jogo quartos-de-final: CD Burinhosa 2-4 Sporting CP