Um comutador é um dispositivo eletrónico utilizado para interromper o fluxo de eletricidade ou corrente elétrica. Os comutadores elétricos são dispositivos binários, que podem ser ligados ou desligados totalmente. Por palavras simples, um comutador é um dispositivo eletrónico utilizado para quebrar ou criar um circuito elétrico. Desde a introdução do primeiro comutador, a indústria evolui imenso. Abaixo pode encontrar uma lista com os tipos mais comuns de comutadores disponíveis no mercado.
Tipos de Comutadores, Dependendo da Especificação
- Comutador Elétrico com Uma Posição
Um comutador elétrico com uma posição ou um polo é o tipo de comutador mais comum. São utilizados para controlar lâmpadas, ventoinhas ou outro equipamento com uma única posição. Inclui a sinalização ON e OFF. Isto não é encontrado em comutadores com três ou quatro posições
Um comutador elétrico com uma posição ou um polo inclui normalmente dois terminais com parafusos de cor bronze é conectado a um cabo “hot” (condutor de corrente), tipicamente preto. Um dos terminais bronze serve para o cabo “hot” (condutor de corrente) de entrada e outro para o cabo “hot” (condutor de corrente) de saída para o sistema.
A maioria destes comutadores possuem frequentemente um terminal terra para ligar o fio terra da conexão. Basicamente, um comutador com uma posição quebra ou inicia um circuito. Quando ligado, os dois terminais são conectados, e quando desligado, o contacto estre os dois é interrompido.
- Comutador Elétrico com Duas Posições
Os comutadores elétricos com duas posições são tipicamente utilizados em sistemas domésticos e instalações comerciais. Tal como o comutador de um polo, um comutador elétrico de duas posições, ou dois polos, também pode incluir a sinalização ON e OFF. Estes comutadores podem fornecer energia a um dispositivo em várias localizações.
O comutador de dois polos possui quatro terminais de bronze (em vez de dois terminais, como o comutador de um polo). Também inclui um terminal terra, que permite a conexão de dois cabos.
Qualquer terminal pode ser conectado a qualquer um dos outros dois, mas não é possível conectar ambos os terminais em simultâneo. Caso tente efetuar a ligação a um terminal, a conexão ao terminal restante é interrompida.
Os comutadores de dois polos são tipicamente utilizados com 30 amperes (comparativamente a 15 ou 20 amperes em comutadores normais), para fornecer equipamentos que requerem bastante energia, como motores e máquinas.
Tipos de Comutadores, Dependendo da Utilização
- Comutadores “Não Perturbar”
Estes comutadores são diferentes dos comutadores normais. Os comutadores “não perturbar” são comutadores operacionais leves ao toque, tipicamente utilizados em hospitais e hotéis. O comutador “não perturbar” é tipicamente utilizado para manter a privacidade.
- Dimmer (controlo de fluxo)
Um comutador de controlo de fluxo (dimmer) é utilizado para regular ou ajustar a velocidade de ventoinhas ou, mais frequentemente, alterar a intensidade da luminosidade. Os reguladores previamente disponíveis rodavam em etapas, com cada etapa a representar um determinado nível de velocidade de uma ventoinha, mas o dimmer de luminosidade permite-lhe rodar livremente sem quaisquer passos ou etapas.
- Comutador de Campainha
Este comutador é anexado à campainha. Portanto, quando o botão é pressionado, a campainha toca. Pode ser utilizado em casas, locais de trabalho e outros locais apropriados. Este tipo de comutador mantém o circuito interrompido até que o botão seja pressionado.
- Comutadores de Pressão
Os botões de pressão são amplamente utilizados em aplicações na indústria automóvel, para detetar a pressão hidráulica e equipamento pneumático. Dependendo do intervalo de pressão a ser testado, estes comutadores de pressão são conhecidos como um comutador de pressão de tipo diafragma, comutador com placa metálica de pressão inferior e comutador de pressão com pistão.
- Comutadores Flutuadores
Os comutadores flutuadores são principalmente utilizados para controlar motores AC ou DC em bombas, de acordo com o líquido ou água restante no tanque ou reservatório. Este comutador é controlado enquanto a boia (ou objeto flutuador) sobe ou desce, dependendo do nível de água no tanque.
Com vários tipos de comutadores disponíveis, é aconselhável recorrer a um especialista para compreender os aspetos críticos e especificações de cada tipo de comutador. Podem providenciar orientações para selecionar os produtos mais adequados e garantir a segurança do seu sistema!