in

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade
Photo by Dominik Martin on Unsplash

Seja frio ou calor, entra e sai estação e a preocupação com a saúde é constante. Especialmente durante a pandemia, período em que mais se ouviu falar sobre imunidade nos últimos anos. Com isso, cresceu a busca por alternativas para aumentá-la.

Sabendo que uma alimentação rica e equilibrada é uma das principais fontes de nutrientes essenciais para o organismo, brasileiros estão em busca de produtos mais naturais. Procurando encontrar na nutrição o seu shot para melhorar o sistema imune. 

É possível acrescentar receitas caseiras para esse propósito e muito fáceis de fazer no dia a dia. E ao contrário do que se pensa, nem só nos chás estão as propriedades medicinais dos alimentos. Confira as receitas que preparamos para você:

Salada de frutas

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade
Photo by Gil Ndjouwou on Unsplash

A salada de frutas é um daqueles pratos versáteis que podem ser ingeridos no café da manhã, como sobremesa ou para refrescar em um dia ensolarado. Apesar de requerer o corte das frutas, é uma receita que rende para a família inteira. 

Você vai precisar cortar em pequenos cubos as seguintes frutas: um mamão papaia, três bananas, um pêssego, uma manga, um cacho de uva, três maçãs, dez morangos e duas laranjas. Agora adicione um litro de suco de laranja (natural) e deixe na geladeira por cerca de uma hora. 

Você também pode variar a receita com outras frutas de sua preferência. A variedade do consumo é que fornece os nutrientes essenciais para o organismo. As frutas estão no topo da lista de recomendações dos nutricionistas. 

Suco turbinado em vitamina C

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade
Photo by Alex Lvrs on Unsplash

Sabemos que a vitamina C é um dos principais nutrientes que contribuem para uma boa imunidade. Incluir um suco turbinado com alimentos ricos nessa vitamina ajuda a elevar o sistema imune. Você pode congelar os ingredientes separados em porções para facilitar a ingestão no dia a dia. 

Para uma receita rica em vitamina C utilize uma folha de couve crua, uma manga grande, uma cenoura, um punhado de acerola e um pouco de salsinha. Você pode bater com 500 ml de água e adoçar com um pouco de mel. 

Legumes refogados

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade
Photo by Hermes Rivera on Unsplash

Também é possível aumentar a imunidade com pratos quentes. Os legumes são excelentes fontes de fibras e vitaminas importantes para o sistema imunológico. A ingestão crua preserva melhor todas as propriedades, mas isso não quer dizer que pratos aquecidos também não possam fornecer uma boa dose dos nutrientes. 

Experimente refogar os seguintes legumes do azeite de oliva: uma cebola cortada em tiras, dois dentes de alho picados, um maço de brócolis previamente cozido ao bafo, duas cenouras raladas, uma berinjela e uma abobrinha picada em cubos, salsinha, sal e pimenta à gosto. Essa receita pode ser acrescentada no macarrão ou servir de acompanhamento para outros preparos, como rechear a tapioca. 

Chá de gengibre

4 receitas caseiras para aumentar a imunidade
Photo by Julia Topp on Unsplash

Não se pode negar as propriedades do gengibre. Segundo Romina Cerutti, nutricionista do portal Saudável&Forte, o gengibre é um alimento super completo em propriedades medicinais. “Ele é anticoagulante, vasodilatador, anti-inflamatório, analgésico, auxilia na digestão e ainda tem outras funções que auxiliam na saúde. É fonte de cobre, variadas vitaminas,potássio, selênio, zinco e magnésio”, relembra Cerutti. 

Para contar com tantos benefícios, o chá pode ser tomado diariamente. Se você optar pelo gengibre fresco, utilize dois centímetros. Caso prefira o pó, a quantidade deve ser uma colher de chá. Misture o gengibre com uma canela em pau, suco de um limão e um litro de água. Deixe ferver por 10 minutos e depois que amornar é só ingerir a bebida coada.

4 receitas caseiras para aumentar a imunidadeGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Insecure | Trailer | HBO Portugal

Insecure | Trailer | HBO Portugal

Doctor Who: The Edge of Reality | Gameplay Reveal Trailer

Doctor Who: The Edge of Reality | Gameplay Reveal Trailer