in

4 dicas para se tornar um ciberatleta famoso

esports, 4 dicas para se tornar um ciberatleta famoso, CA Notícias, CA Notícias

O futebol, o boxe, o ténis e várias outras modalidades desportivas já deram ao mundo atletas que saíram da categoria de desportistas e atingiram o status de celebridades. Exemplos disso não faltam. A lista é enorme e vai de Pelé, Mike Tyson a Cristiano Ronaldo.

E se os desportos electrónicos rendessem para os seus adeptos tanta fama e dinheiro quanto os jogos “de verdade”?

A resposta para essa pergunta é que isso já acontece há alguns anos. Os e-Sports estão aí para provar isso, mostrando que um joystick na mão, treino e dedicação podem abrir as portas para muitos ciberatletas atingirem o estrelato.

“Ciberatletas”, é assim como são chamados os adeptos dos e-Sports (esportes eletrônicos). Graças aos ciberatletas, hoje em dia não se pode mais dizer que jogar videogame não leva a nada e é perda de tempo.

Boa parte desse lucro é oriunda das competições de games bem conhecidos pelo público. Muitas dessas competições atraem milhares de pessoas, contam com vários patrocinadores e são transmitidas por diversas mídias (onlines ou não).

As competições apresentam diferentes formatos e dependendo do jogo, elas podem ser individuais e em equipes. Alguns jogos famosos que estão nos radares de ciberatletas do mundo inteiro são o FIFA, o League of Legends (o famoso LOL), o Counter-Strike e o Warcraft.

No Brasil os e-Sports marcaram território diante da proliferação das Lan Houses. Assim como os campinhos de futebol são os criadores de futuros craques, as Lan Houses se tornaram o habitat natural dos entusiastas dos games, incentivando vários gamers a aderirem aos e-Sports.

Para se ter uma ideia, hoje em dia o Flamengo, um dos grandes times da série A do nosso futebol, já conta com o Flamengo e-Sports, que possui uma equipe de ciberatletas para jogar League of Legends. 

De um simples hobby para a fama

As oportunidades estão aí, há os patrocinadores, os campeonatos, os jogos, mas o caminho para o ciberatleta se tornar famoso é, assim como os jogos do Mario e Sonic, repletos de fases e dificuldades.

Por isso, se você curte games e quer que esse seu hobby seja futuramente chamado de profissão, se liga nas dicas abaixo para se tornar um cibertleta.

1 – Se torne uma autoridade no assunto

Você conhece as táticas, as dicas para passar de fases e os macetes para aprimorar os seus personagens? Então está na hora de mostrar as suas habilidades para o mundo. 

O ciberatleta só vai adquirir fama e ser chamado para competições se o nome dele for lembrado entre outros praticantes e entusiastas dos e-Sports.

Por isso, um dos primeiros passos para o ciberatleta atingir a fama é investir na presença online. É aí que criar um site, um blog, ou um canal de vídeos (ou até mesmo tudo isso junto), ganha bastante relevância.

Se você deseja criar seu site, pode seguir esse tutorial da hostinger.

Ao criar conteúdo em um blog ou vídeo, por exemplo, você vai ter oportunidade de se tornar uma autoridade em games, ganhar seguidores e ter acesso a outros competidores também.

2 – Seja um jogador  especializado

A variedade de jogos nos dias de hoje é enorme, por isso que uma dica quente para o ciberatleta é se especializar em uma categoria de games. Opções não faltam, mas é interessante escolher aqueles que mais movimentam a comunidade dos e-Sports.

Entre eles estão os famosos do género MOBA, tais como o League of Legends e o DotA. Há também outros, como o Counter Strike, jogo de tiro muito conhecido para plataformas Playstation e XBox 360.

3 – Estudo e treino

Assim como um jogador de ténis ou um praticante de natação tem que treinar repetidas vezes para assegurar uma boa performance, o mesmo vale para quem quer ganhar a vida com um joystick na mão derrotando aliens e terroristas.

Por isso, além de praticar a técnica diariamente, é bom também ficar atento em tutoriais sobre os games, ler a respeito deles e também observar outros ciberatletas.

Observar outros jogadores não implica em imitar o estilo deles, mas sim, significa aprender com os erros e os acertos.

4 – Não se esqueça da vida real

Do mesmo modo que os atletas praticantes de judo, basquetebol ou qualquer outro esporte necessitam cuidar da alimentação e de instantes de descanso, o mesmo vale para os ciberatletas. Lembre-se que de nada adianta jogar bem se a saúde vai mal.

Os games possuem vários benefícios, como, por exemplo, estimular o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora, mas é importante estabelecer metas e horas específicas de treino.

Conclusão

Uma das primeiras competições de e-Sports ocorreu na década de 70. Elas foram evoluindo ao longo dos anos conforme a indústria dos games também evoluiu.

Hoje em dia as competições estão gigantescas, oferecem prêmios que são verdadeiras fortunas e os seus competidores se tornam celebridades nesse meio.

Por essa razão, se você quer estar no seleto grupo de ciberatletas famosos, é bom seguir as dicas acima e treinar, treinar e treinar.

, PayPal ultrapassou os 100 milhões de dólares em doações na Giving Tuesday, CA Notícias, CA Notícias

PayPal ultrapassou os 100 milhões de dólares em doações na Giving Tuesday

, Viagens na CP com 80% de desconto no Natal e Ano Novo, CA Notícias, CA Notícias

Viagens na CP com 80% de desconto no Natal e Ano Novo