in

Como se tornar um modelo no Instagram: do book aos seguidores?

Como se tornar um modelo no Instagram: do book aos seguidores?

A internet veio abrir muitas portas e, nos últimos anos, muitas profissões têm ascendido e ganho destaque no online. Ser modelo no Instagram é atualmente uma das profissões em Portugal, mas não pense que é fácil atingir o sucesso; na realidade, existe muita concorrência.

Mas o que é ser modelo no Instagram? Estes profissionais têm contas onde publicam fotos com roupas ou itens de diversas marcas – e, claro, são pagos para tal. Os modelos, regra geral, têm muitos seguidores na sua conta e criam conteúdo consistente e de qualidade para os manter.

Provavelmente está a pensar que sempre foi difícil ser modelo em Portugal e que esta é a sua oportunidade para o ser. Se sim, vamos explicar-lhe todo o processo até se tornar um verdadeiro modelo!

Como se tornar um modelo no Instagram? 

O primeiro passo para se tornar um modelo é ter um book e no Instagram não é diferente. Mas o que é um book? Tradicionalmente este termo refere-se a um conjunto de fotos do modelo e tem como intuito a apresentação do próprio modelo a potenciais interessados em trabalhar com este.

No Instagram é um pouco diferente pois a própria rede social já se ocupa de mostrar o modelo. Claro que nada impede de ter um portfólio com as melhores fotografias e, na realidade, aconselhamos que as tenha. Lembre-se que as fotos devem ser profissionais, ou seja, minimamente trabalhadas.

Após escolher as melhores fotos e criar o seu portfólio, deve manter a consistência nas publicações. Deve, ainda, usar alguns dos truques que vamos falar mais abaixo, tudo para conseguir mais seguidores de uma forma natural, que se identifiquem com o seu perfil.

O aumento de seguidores irá aumentar o número de fãs, a exposição e, acredite, vai abrir-lhe mais portas e quiçá ser modelo não apenas de Instagram.

Deve fazer parte de uma agência?

Fazer, ou não, parte de uma agência é uma escolha sua. Se por um lado uma agência pode dar-lhe alguma facilidade a entrar no mercado, por outro o Instagram dá-lhe um pouco mais de liberdade.

Claro que a liberdade de ser um modelo apenas através do Instagram vem com um preço e, inicialmente, pode ter dificuldade em encontrar marcas com as quais colaborar. Mas se não desistir, os seus esforços vão, eventualmente, dar resultados e ser compensados.

Resumindo, comece por ter fotos profissionais, crie um book e tenha consistência nas suas publicações. A consistência, a qualidade e o profissionalismo – e, não vamos mentir, uma boa divulgação – é o caminho de sucesso para ser um modelo no Instagram.

3 ideias para ter mais seguidores e aumentar a sua exposição no Instagram

1. Use todas as ferramentas disponíveis no Instagram

Desde as simples publicações com hashtags, passando pela descrição das fotos ou os stories: todas as ferramentas são essenciais para o desenvolvimento da sua carreira enquanto modelo no Instagram. Deve aproveitar os benefícios de cada uma das ferramentas disponíveis.

Todas as ferramentas devem ser usadas para interagir com os seus seguidores, passar uma mensagem e criar uma relação. Coloque a sua voz em cada conteúdo e torne-o único! Lembre-se que ninguém neste mundo tem a sua voz.

Caso use o stories, mantenha a consistência na publicação e partilhe momentos do seu dia-a-dia – sem edição, o mais natural possível. Dessa forma irá passar credibilidade e criar uma relação sincera com os seus seguidores.

2. Escolha um nicho específico

É muito mais fácil entrar neste mercado online se tiver um nicho previamente escolhido. Portanto comece por pensar sobre que tipo de modelo quer ser, em que áreas quer atuar e com que pessoas quer interagir ou, de certo modo, influenciar.

A escolha do nicho também irá facilitar a procura de parcerias. Um excelente exemplo é o do modelo Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) uma figura de referência em Portugal na área do fitness.

Instagram: @ruiduartecatana

3. Encoraje os seus seguidores a comentar as suas publicações

Os comentários nas publicações são uma excelente forma de o Instagram entender aquele conteúdo como importante ou relevante e desta forma conseguirá destacar-se de outras publicações, além da probabilidade dos seus seguidores receberem as suas publicações ser maior.

Mas como incentivar os comentários? Simples. Faça perguntas, queira saber mais sobre os seguidores e, sempre que possível, responda a todos os comentários. A resposta é uma excelente forma de manter os comentários.

Outras dicas incluem interagir com os restantes utilizadores da rede social, manter uma página simples e mostrar a verdadeira voz da comunicação, participar em eventos ou manter uma divulgação offline.

Se está à espera do sinal para começar a investir neste meio também, este conteúdo é o sinal que precisava. Comece ainda hoje.

Em suma, modelos no Instagram, como o @ruiduartecatana, são influenciadores digitais na sua maioria. Estes influenciadores têm um grande impacto em Portugal, ao ponto de recentemente, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ter marcado um encontro com alguns dos mais influentes em Portugal, nas suas diferentes áreas de atuação.

Como se tornar um modelo no Instagram: do book aos seguidores?Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Overwatch 2 Trailer de jogabilidade

Overwatch 2 Trailer de jogabilidade

Quem Brinca Com O Fogo… | Programa de Família | Paramount Pictures Portugal (HD)

Quem Brinca Com O Fogo… | Programa de Família | Paramount Pictures Portugal (HD)