CA Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Análise – ‘Gran Turismo Sport’

Análise ao novo jogo da série Gran Turismo, GT Sport, que marca a estreia da série na Playstation 4.

A série Gran Turismo, que definiu uma época nos simuladores de condução, chegou finalmente à Playstation 4 com Gran Turismo Sport. GT Sport marca um desvio em relação à fórmula habitual e natural dos Gran Turismo anteriores, focando-se mais no conceito dos e-sports e na oferta de uma campanha multiplayer online competitiva, tendo presente no jogo um campeonato online pela FIA, e afastando-se um pouco da experiência single-player completa e complexa que os jogos da série costumam oferecer. GT Sport é um mimo na condução, mas magro em conteúdo single-player, conseguindo no entanto atrair tanto jogadores profissionais como inexperientes.

A condução está melhor que nunca, este é o Gran Turismo que oferece a melhor jogabilidade da série, e os gráficos estão no ponto. Todos os carros são criados ao pormenor e representa a aproximação mais próxima de conduzir um Lamborghini Huracán, por exemplo, para muita boa gente. Juntando a isso, os sons da corrida levam-nos para uma experiência sem igual na Playstation 4. Um senão para alguns que poderá quebrar um pouco a imersão, é o facto de não ter meteorologia dinâmica durante as corridas, ficando o tempo e a altura do dia igual a que escolhermos de antemão para cada corrida.

Este é um título mais acessível para um jogador pouco habituado à curva de aprendizagem dos simuladores, levando o jogador a uma escola de condução simples e prática e que permite saber os meandros da condução dos carros presentes. Uma colecção de carros composta praticamente por bólides desportivos e protótipos de ponta, não perdendo tempo e espaço com os veículos mais singelos. A redução de carros ajuda a que um utilizador menos experiente não se perca em quantidade e abundância e se limite aos que mais gosta e necessita (como ir a um restaurante com uma ementa gigante de pratos). Quem fala em carros, fala também em pistas. O jogo contém 162 carros e 40 circuitos, um número reduzido comparado com GT6 que continha 1200 carros e 71 circuitos no lançamento. No entanto, isso até funciona como vantagem para quem pretende entrar neste tipo de jogos de condução.

Conheça as 40 pistas e os 162 carros de Gran Turismo Sport

O problema para este tipo de utilizador começa após o final da escola de condução. É verdade que o modo Arcada está sempre disponível para fazer algumas corridas, e existem ainda desafios e experiências em cada circuito, mas é curto. Uma das características da série GT é o seu Modo Carreira que mantêm um jogador interessado durante muitos meses a construir uma garagem e a ganhar títulos. Não existindo isso, o próximo passo é a aventura no Online, e sem um modo de carreira single-player grande, o salto para o modo competitivo online pode ser gigante. Mal se entra no modo, temos a informação que as regras de condução são para cumprir, e são mesmo. O jogo foca-se no desportivismo e tudo o que não for feito segundo essas regras penaliza os tempos finais, tornando ainda mais difícil uma vitória final.

GT Sport oferece modos multiplayer online muito interessantes e que estão claramente orientados para os jogadores mais versáteis e experimentados, e em que a integridade da condução é uma necessidade. Um jogador mais experiente em simuladores de condução e em competições online sente-se em “casa” com esta versão, pois vai ter sempre matéria de interesse para voltar a pegar no jogo. Quem não esteja tão interessado no online ou que tenha uma ligação à internet fraca, vai ter poucas opções, visto que o jogo tem uma (quase) obrigatoriedade de que a consola esteja ligada à internet, até por razões ligadas com a competição da FIA.

O Modo “Paisagens” demonstra bem a qualidade gráfica de cada carro no jogo e o detalhe que foi posto em cada um. Neste modo é possível criar fotografias incríveis com os carros escolhidos em qualquer parte no mundo, inclusive em algumas zonas de Portugal como Lisboa, Porto ou Sagres.

A finalizar, referir que Gran Turismo Sport suporta um modo VR, que utilizado com o Playstation VR, oferece uma experiência muito realista e é uma novidade interessante neste título.

No fundo, GT Sport representa uma mudança no paradigma de Gran Turismo e que traz algo novo à série. Gráficos espantosos e uma condução ímpar tornam cada corrida única. É um bom início para a vida de Gran Turismo na Playstation 4, no entanto, sente-se a falta dos modos single-player (em específico o Modo Carreira), e para quem não gosta tanto das competições online, isso é um rude golpe. Para uma nova iteração esperemos que a Polyphony Digital se dedique mais à experiência single-player que tão bem já soube criar.

Gran Turismo Sport: Oito pontos a saber

NDR: Agradecemos à Playstation pela cedência da cópia do jogo para análise

Gran Turismo Sport

Gran Turismo Sport
7.5

Total

8/10

Pros

  • Excelente condução
  • Gráficos detalhados
  • Mais divertido e acessível
  • Regras de desportivismo no online
  • Multiplayer online competitivo

Cons

  • (Quase) obrigatório estar online
  • Falta de conteúdo single-player
  • Reduzido número de carros e de pistas
  • Ausência de meteorologia dinâmica

One Response

  1. CA Notícias 14 Nov, 2017, 22:20

Deixar uma resposta

X