CA Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

A História do Bioshock

Conhecer a história de um video jogo que é uma obra de arte

Hoje vou contar a história de uma das melhores franquias de sempre, hoje vamos às profundezas do oceano a tentar não spoilar tudo e entrar no mundo de Bioshock…

- Publicidade -

A História do Bioshock

O primeiro Bioshock saiu em agosto de 2007 para Xbox e Windows, Mac e Ps3.

É um jogo em Primeira Pessoa com elementos de Stealth, Survival Horror e Rpg. A história do jogo foi criada pelo almighty Ken Levine… muitos consideram Bioshock como o sucessor espiritual de System Shock, jogo RPG de 94 que contava na equipa de produção com muitos dos desenvolvedores do jogo, incluindo o próprio Ken Levine.

Se jogaram este jogo vão realmente entender o porquê, mas não é nada de escandaloso, até porque tendo tb um universo Cyberpunk acabam por ter muitas parecenças inevitáveis.  Esta história tem influências directas da escritora Ayn Rand conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e principalmente no seu livro Atlas Shrugged. Os gráficos do primeiro Bioshock marcaram uma geração: tudo é muito bem feito, cheio de detalhe, e para um jogo com 11 anos, ainda hoje consegues jogar este jogo e ficar surpreendido, principalmente agora que os dois primeiros jogos foram remasterizados e ainda os meterem melhores. A banda sonora não poderia de maneira nenhuma ser melhor e mostra muito bem o ambiente sonoro que se vivia na altura, tudo estava mesmo no ponto certo. Scott Sinclair, director de arte deste jogo, fez um trabalho inacreditável, criando um mundo sem paralelo no universo dos jogos e que influenciou tantos jogos… temos o exemplo do SOMA, que grande parte dele também se passa debaixo de água. Imaginem o que é criar um jogo que se passa debaixo de água em 2007… e, ainda em 2018, parece bom, é realmente um feito incrível, mas vamos voltar à história.

Estamos no ano de 1960 e o nome do nosso personagem é Jack, que tem um acidente de viação no meio do oceano em que é o único sobrevivente. Ele chega a um farol que serve de entrada para uma cidade Subaquática que tem o nome de Rapture.

 A História do Bioshock

 Rapture era uma cidade criada por Andrew Ryan’s, um cientista e Filósofo Russo que tinha fugido do seu país para os Estados Unidos. Já em terras norte americanas, ele tornou-se multimilionário, mas manteve alguns dos seus ideais. Um desses ideias tinha a ver com o facto de ser um grande ateu… ele achava que a religião deixava as pessoas cegas e que as impedia de evoluir.

Com os tempos que se faziam sentir e aproveitando a sua fortuna, Andrew acaba por construir uma cidade debaixo de Água, com o sonho de escapar à asfixia político-social e religiosa que se sentia depois da segunda guerra mundial. A cidade começou a ser criada em 1946 e acabou de ser feita em 1951. Tudo corria bem, até que, sendo a cidade habitada por engenheiros e cientistas e mentes brilhantes, estes mesmos acabam por descobrir o ADAM.

Adam é um material criado a partir de Lesmas Marinhas que modifica o ADN e pode dar poderes incríveis. Muitas destas modificações são feitas pela Fontaine Futuristics, empresa liderada pelo antigo gângster Frank Fontaine. Frank conseguiu o seu poder através do Mercado Negro que ligava Rapture à superfície.

E o Sonho da cidade perfeita de Andrew começou a cair a partir daqui.

Rapture era habituado por grandes empresários, engenheiros e afins… aí o EGO começou a ser uma preocupação, o crime começou a aumentar e cada um achava que era o dono do poleiro… tudo isto causou lutas internas e muitos quiseram abandonar a cidade.

A História do Bioshock

Derivado destes acontecimentos, Andrew tem uma atitude de Ditador: a regra é que ninguém da cidade poderia voltar à superfície! E é neste momento que começa uma guerra civil, criando o Caos dentro da cidade.

Ao chegar a Rapture, Jack é guiado por Atlus, um revolucionário com sotaque irlandês, que se move contra Andrew Ryan’s. Atlus contacta-te via rádio, e é sempre assim que nós somos guiados pelo jogo.

Atlus é o guia de Jack neste mundo subaquático, porque também ele quer sobreviver e escapar de Rapture com a sua Família… mas para isso precisa de um mecanismo que se encontrava avariado. A ideia dele é guiar Jack até lá para o arranjar e depois, juntos, poderem fugir de Rapture.

Atlus leva-te até ao escritório pessoal do Magnata Ryan e explica que Jack nasceu em Rapture há apenas 4 anos e é filho dele com uma dançarina Exótica (podem lhe chamar outra coisa), e que foi modificado geneticamente para envelhecer mais rápido. Ficamos a saber que Jack tb foi programado para obedecer a certos comandos de Fontaine e que todo o seu regresso foi planeado, porque saberiam que ele teria acesso à cidade por ter os mesmos genes que o criador da mesma.

A História do Bioshock

Encontrando-se num mundo estranho, Jack (ou seja nós) vai ter de sobreviver contra todo o tipo de inimigos, como por exemplo os Splicers, que são cidadãos que ficaram viciados em ADAM, e que isso torna as pessoas completamente disformes, e sem controlo sobre a própria mente.

Estes Splicers são como um exército pessoal de Ryan.

Temos também os big daddys que são mutações genéticas que foram inseridos dentro de enormes fatos de mergulho. A principal função deles é defender as Little Sisters, estas crianças órfãs também modificadas geneticamente e que têm um papel importante no jogo elas têm a função de recolher ADAM dos corpos mortos, espalhados por Rapture. Como as lesmas que criam o ADAM não produzem em quantidades suficientes para todos os interessados, então modificaram essas meninas de modo a elas pensarem que estavam num paraíso e que os cadáveres seriam anjos, mas, na realidade, muito por causa do vício no ADAM, estariam a ser perseguidas pelos viciados de modo a lhes roubarem a sua Droga mais preciosa. Estas meninas são as responsáveis pelo tipo de jogo que vais optar: ou serás um jogador que joga pelo bem ou pelo mal. Isto é uma escolha do jogador e vai mudar algumas coisa no final do jogo. Mas como disse no inicio, não vou spoilar o que vai acontecer derivado dessas escolhas.

Ao encontrar estas meninas e destruindo o respectivo Big Daddy, acabamos por ter duas opções, uma é retirar a lesma da menina e salvá-la, a segunda é matar a criança… e isto é opção totalmente do jogador.

Muita da história do jogo é relatada a partir de gravações que vais encontrando durante o gameplay, a meu ver uma maneira interessante de ires entendendo a história.

A História do Bioshock

 Este jogo é uma obra de arte, um dos melhores jogos alguma vez feito, mas o bioshock não ficou por aqui e como tal em 2010 sai o segundo jogo, Bioshock 2.

Este jogo passa-se 8 anos depois do primeiro Bioshock ou seja em 1968.

Neste jogo somos o Subject Delta, o primeiro Big Daddy a ser ligado com sucesso a uma little Sister. Este Big Daddy foi criado para poder sentir emoções, e tem a seu cargo Eleanor. Eleanor é uma Little sister especial, pois é a filha de Sofia Lamb, a Vilã do jogo.

Sofia Lamb era psicóloga durante o reinado de Andrew Ryan, que ajudava os habitantes de Rapture a habituaram-se a viver em condições com pouca luz. Como Sofia é uma pessoa muito persuasiva, esta consegue criar um pequeno Culto à sua volta. Andrew acaba por descobrir este culto, através de Stanley Pole, um repórter que se infiltrou no culto de Sofia de modo a poder informar Andrew. Este último ao saber do culto de Sofia acaba por prendê-la.

A História do Bioshock

Eleanor, enquanto ainda humana, ao saber da traição de Pole, vai confrontá-lo e este acaba por raptá-la e transformá-la numa Little Sister. Com a morte de Andrew Ryan, Sofia regressa e retira Eleanor do Subject Delta, usando um poder de telekenis em Delta, e faz com que este mande um tiro na própria cabeça, deixando-o inconsciente durante vários Anos.

O Subject delta, tal como os outros Big Daddys, já foi humano e era conhecido como John Topside.Ele era um mergulhador que investigava os navios e submarinos desaparecidos no atlântico e acaba por descobrir Rapture por engano.

Acaba por ser aceite na cidade, tornando-se numa espécie de celebridade pelo jornal Rapture Tribune –  o jornal local de Rapture que vais encontrando vários exemplares durante os dois primeiros jogos.

Andrew, ao saber da história de John, não acreditou nele e acabou por prendê-lo, pensando tratar-se de um agente do governo enviado para espionar Rapture. Depois de preso na colônia penal de Persephone, este é encaminhado para Fontaine Futuristics e tornado num Big Daddy.

Com o envelhecimento das little Sisters, estas foram-se tornando Big Sisters, que é o resultado do acumular de Adam no seu pequeno organismo. Isto fez com que elas tenham crescido mais do que seria de esperar para a idade. Além disso,  já que o Dr Yi Suchong tinha alterado a sua mente para elas pensarem que se encontravam num paraíso com anjos, agora a sua mente também se deteriorou tornando-as mais agressivas. Gilbert Alexander um cientista que trabalhava para Frank Fontaine acaba por criar um novo mindset para as Big Sisters assim como uns fatos estilo big daddy para as preservar. O objectivo delas, além de proteger as little Sisters, é recolher todo o ADAM deixado por rapture.

A História do Bioshock

Ao acordar, Delta é conduzido até Eleanor, que agora já é uma adolescente. Ele recebe ajuda de uma Geneticista chamada Brigid Tenenbaum que é a pessoa que descobriu o ADAM e que criou as Little Sisters. Esta acaba por informar Delta que se este não se reunir com Eleanor ele irá cair num Coma induzido. Delta descobre também que o Plano de Sofia seria reunir a maior quantidade de ADAM possível para transformar a própria filha numa coleção de mentes e memórias de toda a gente que viveu em Rapture. Derivado ao exagero de ADAM a que Eleanor é submetida, esta acaba por se virar contra a própria mãe.

O Objectivo do jogo é Salvar Eleanor e matar Sofia Lamb.

Este jogo também se passa em Rapture que se encontra mais degradada que no primeiro. Continua com uns gráficos impecáveis, assim como um direção de arte de outro mundo, só não teve mais impacto porque era uma continuação do primeiro, o que não deixa de ser um excelente jogo!!! Tal como no primeiro Bioshock, temos 3 fins diferentes.

Vamos então para o último jogo desta trilogia.

A História do Bioshock

Bioshock Infinite saiu em 2013 e, ao contrário do último jogo, os desenvolvedores não ficaram na sua zona de conforto e alteraram muita coisa, mas… vamos para a história do jogo.

O jogo começa em 1912 e como podem já reparar, passa-se muitos anos antes do primeiro jogo… e em vez de se passar em Rapture como os outros dois (diga-se que a cidade neste ano ainda nem estaria a ser sonhada!),  este jogo vai para o oposto e passa-se numa cidade chamada Columbia. Esta é uma cidade que levita, devido a uma tecnologia conhecida como Levitação Quântica. Tudo na cidade parece ser lindo e maravilhoso, tudo tem muita cor, tudo parece correr às mil maravilhas!

Neste jogo somos Booker DeWitt, um agente Ex Pinkerton.Os Pinkerton foram uma agência de investigação e segurança particular fundada nos Estados Unidos da América em 1850 por Allan Pinkerton, detetive que ficou famoso ao frustrar uma conspiração para o assassinato do presidente Abraham Lincoln.

O Objectivo é encontrar um jovem chamada Elizabeth, que foi sido mantida presa na cidade durante toda a sua vida. Esta missão serve para ele pagar todas as suas dividas, dividas estas que tem graças ao vício no jogo e no álcool.

Este vicio foi aparecendo porque, Quando Booker ainda era jovem, fez parte da cavalaria dos estados unidos e participou no Massacre de Wounded Knee, um massacre de nativos americanos ocorrido em 29 de dezembro de 1890 perto de Wounded Knee Creek na Reserva Indígena de Pine Ridge. Aqui foram executados mais de 300 índios!

Este e outros acontecimentos fizeram com ele entrasse em depressão pelo arrependimento de muito do que fez… e devido ao trauma de guerra, Dewitt meteu-se no álcool para tentar superar tudo isto e… uma coisa levou à outra!

A História do Bioshock

Quem lhe oferece a oportunidade de limpar as suas dívidas é Robert Lutece e Rosalind Lutece, supostamente irmãos ou gêmeos ( Ou não ), e que são personagens principais do jogo e vão aparecendo várias vezes durante o gameplay.

Ao conseguir resgatar Elizabeth, Dewitt descobre que ela tem poderes especiais que a permitem abrir fendas temporais, e que ela era o centro de todos os segredos da cidade. Então grande parte do jogo, ao contrário do anterior que andávamos basicamente sempre sozinhos, neste passamos o jogo acompanhados por Elizabeth.

Durante o gameplay vamos encontrando as duas fracções em que a cidade está dividida: de um lado os Nativistas, liderados pelo fundador da cidade, Zachary Hale Comstock, um nacionalista que quer manter a cidade para os americanos Puros. Zachary acha-se um profeta, e passa os seus ideais para a cidade.  este personagem tem uma enorme importância na história.

A História do Bioshock

Do outro lado os rebeldes, liderados por Daisy Fitzroy que foi levada para a cidade para servir a casa da esposa de Zachary, a LAdy Comstock. Esta é assassinada e as culpas recaem sobre Daisy, que, por isso, teve de fugir e acaba por criar os Rebeldes, mais conhecidos por Voz Populi. Eles representam as pessoas comuns! Aqui o jogo vai buscar muito do conflito racial que existia nesses anos nos Estados Unidos. Anos mais tarde Daizy acaba por ser presa e julgada. A pena dela é ser levada até ao Dr. Pinchot  para este executar-lhe uma lobotomia.Mas… ela acaba por fugir com a ajuda de Pinchot.

E é no meio desta guerra civil que nos encontramos para salvar Elizabeth, de modo a pagar as nossas dívidas… mas nem tudo o que parece é e o twist final é mesmo incrível!!! Para compensar os Big Daddys dos primeiros jogos, neste temos um pássaro protector de Elizabeth. Este pássaro é visto como protector para ninguém a tirar do seu mundo, e como tal, Elizabeth inicialmente vê-o como seu companheiro… mas tudo muda quando esta chega à conclusão que ele só ali está para a prender! O pássaro não tem o carisma que têm os big daddys nos outros jogos, mas tem um papel também importante da história e a última cena dele pode realmente mexer com os sentimentos aos meus sensíveis!

A História do Bioshock

Como podem ver, pela cidade isolada do mundo e com um ditador como criador, as parecenças com os dois primeiros títulos são notórias! O que mudaram no personagem principal é que este agora tem uma personalidade e tem falas, coisa que não se viu nos primeiros dois jogos. Ah… e a rapidez do jogo é muito diferente.

E esta é a historia do Bioshock.

X