in ,

Ford e Google colaboram na criação da aplicação Ford Reality Check

Ford e Google colaboram na criação da aplicação Ford Reality Check

O receio de perder algo (Fear of missing out) – ou FOMO – põe os jovens condutores em risco. Segundo os últimos dados europeus, mais de 3.600 jovens morrem em acidentes na estrada em cada ano e destes dois terços são os condutores. O desejo de estarem sempre conectados com os amigos significa que eles são especialmente propensos a distracções potencialmente letais, como o uso das redes sociais, fazer selfies e enviar mensagens de texto.

Para destacar os perigos envolvidos, a Ford, em parceria com o premiado estúdio de realidade virtual Happy Finish e a Google, lançou o Ford Reality Check, uma aplicação de VR que permite experimentar as potencialmente fatais consequências de conduzir distraído.

Segundo a neurocientista Lynda Shaw, os jovens estão programados para serem extra-sensíveis ao FOMO e é por essa razão que eles continuam a comunicar com os seus amigos enquanto conduzem.
“Os estudos mostram que a parte do cérebro que ajuda a reduzir a ansiedade quando somos excluídos pelos nossos pares está menos activa quando somos mais jovens,” afirmou Shaw. “Os adolescentes acham extremamente perturbador ser excluído pelo seu grupo. Mais importante, este córtex pré-frontal também está associado a funções como a avaliação de riscos, planeamento futuro e controlo das nossas acções.”
A app Ford Reality Check usa a Google Daydream VR para colocar no papel de condutor distraído que apanha amigos no caminho para uma festa. Mensagens, chamadas e passageiros, todos competem pela sua atenção, provocando uma série de situações de perigo “por muito pouco”. A distracção final tem consequências fatais. Nos testes iniciais, 90 por cento daqueles que usaram a app afirmaram que mudariam a sua conduta ao volante depois da experiência.

“Estar envolvido num acidente automóvel pode ser uma experiência que muda a vida e, infelizmente, para muito jovens, pode por fim à sua vida de forma trágica. Esperamos que ao proporcionar um vislumbre assustador da facilidade com que isto pode acontecer, encorajemos os jovens a conduzir de forma mais segura,” disse Jim Graham, director do programa Ford Driving Skills for Life.

O Ford Reality Check será demonstrado nos eventos Ford Driving Skills for Life em vários países europeus e espera-se que esteja disponível no Google Play Store a breve trecho.

Ford e Google colaboram na criação da aplicação Ford Reality CheckGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
AMC estreia hoje a 2ª temporada de “As Crónicas de Shannara”

AMC estreia hoje a 2ª temporada de “As Crónicas de Shannara”

“O Justiceiro” estreia na Netflix a 17 de Novembro

“O Justiceiro” estreia na Netflix a 17 de Novembro