in , ,

Análise ao BQ Aquaris X – Android Quase Puro Num Equipamento Versátil

Análise ao BQ Aquaris X – Android Quase Puro Num Equipamento Versátil

A CA Notícias pôs à prova o BQ Aquaris X. Fica a conhecer um pouco mais sobre este smartphone, que tem sido uma das apostas da BQ na gama média.

A gama Aquaris X da BQ é constituída por dois equipamentos, o Aquaris X e o Aquaris X Pro. Neste artigo vamos analisar o modelo convencional, o Aquaris X. Situado na gama média, o Aquaris X foi apresentado pela BQ o ano passado.

Especificações Gerais

O sistema operativo é o Android Nougat (versão 7.1.1) e trabalha sobre um processador da Qualcomm, o Snapdragon 626, e 3GB de Ram que pretendem dar garantias de desempenho, mas nada acima do normal. Apresenta a hipótese de dual-SIM LTE ou Cartão micro SD até 256 GB, para acrescentar aos 32 GB de armazenamento interno.

O ecrã IPS de 5,2 polegadas, com resolução FullHD e proteção Dinorex glass. Incluí ainda as tecnologias Wi-Fi ac e Bluetooth 4.2.

A câmara traseira possuí 16 MP, com abertura f/2.0, flash LED duplo e gravação de vídeo até 4K de 30fps. A frontal tem 8 MP, f/2.0, e um flash para as habituais selfies.

A bateria de 3100 mAh, com saída usb-c, é aliada ao carregamento rápido Quick Charge 3.0.

A caixa incluí os items habituais, como: 1 adaptador de corrente (Qualcomm quick-charge 3); 1 cabo USB/USB tipo-C; 1 patilha de remoção das slots; manual de instruções e, claro, o Aquaris X.

User Interface (UI)

Para ter boas características e um preço reduzido, por vezes é preciso reduzir na qualidade dos componentes e materiais. Neste caso, o Aquaris X apresenta uma qualidade dos materiais e construção dão alguma confiança ao utilizador. A ligação entre ecrã e os rebordos ovais da moldura metálica em alumínio é de grande qualidade. E se na lateral predomina o alumínio, a traseira é lisa, em mate, e composta por policarbonato. O seu ecrã de 5,2″ e 153 g faz com que seja um equipamento leve, mas que não passa despercebido ao seu portador.

Os botões da barra de navegação são integrados, por isso não há desperdício de ecrã. O layout apresenta o símbolo da BQ no botão central, sendo os outros dois apenas um ponto. O leitor de impressão digital situa-se na traseira do telemóvel, sensivelmente no local onde fica o nosso dedo indicador quando se agarra o telemóvel. Pessoalmente, prefiro o leitor de impressão digital na frontal do smartphone integrado no botão de menu para utilizar o polegar ou indicador, podendo desbloquear sem ter de levanta-lo de uma secretária, por exemplo. Porém, a posição do Aquaris X é pensada também no conforto do utilizador e em termos de utilização mostrou-se fiável e responsivo.

Desempenho

O equipamento apresenta o Android Nougat, versão 7.1.1. Em termos de aplicações, traz o pacote Google Basics e outras aplicações essenciais habituais como calculadora e Gestor de Ficheiros. Destaca-se o facto de trazer Rádio FM e a opção de gravação de ecrã, onde se pode incluir a captação do som. Eventualmente poder-se-á sentir falta da galeria de imagens, que é substituída pelo Google Photos. Livre de tralha, o sistema operativo do Aquaris X tenta ser o mais clean possível, como a BQ gosta de proporcionar aos seus utilizadores. Desta forma, pode garantir sempre as últimas actualizações e um maior controlo de segurança.

Sobre o desempenho, o equipamento apresenta um Qualcomm Snapdragon 626 (Octa-core 2.2 GHz Cortex-A53) e 3 GB/32 GB, Ram e Rom respectivamente. Não sobressaindo em comparação com outros equipamentos da sua gama, também não desilude os utilizadores que pretendem uma boa fluidez, conseguindo uma pontuação próxima dos 66 mil pontos no AnTuTu v.6.2.7.

Som

Em relação ao som, a qualidade e alcance apresentam resultados expectáveis para a gama. O aspecto mais negativo foi a localização da coluna. Apesar da qualidade sonora, a única saída de som situa-se ao lado da ligação USB-C, não direccionando o som para o utilizador e sendo facilmente obstruída.

Autonomia

Uma das grandes surpresas foi o desempenho da bateria. Mesmo com utilização mais intensa – entre várias aplicações, alguns vídeos e muitas horas de música – os seus 3.100 mAh duravam cerca de um dia e meio. Sempre que for preciso recarregar o equipamento, poderá contar com o carregador Qualcomm quick-charge 3 para carregar em apenas duas horas e meia ao Aquaris X, dos 10% aos 100%.

Câmaras

Em relação à câmara, se atentarmos ao formato JPG, na sua resolução máxima de 16 MP, com abertura f/2.0, e flash LED duplo, obtemos resultados um pouco acima do habitual nesta gama – não sendo de estranhar dada a importância deste parâmetro nos dias que correm. As fotos apresentam uma boa qualidade de detalhe, podendo ter melhores contrastes – algo que os modelos com duas câmaras vieram elevar a fasquia.  Outro ponto positivo é a qualidade da imagem manter-se estável quando é aplicado um zoom.

 

 

O que seria um ponto a favor para quem pretende ter as fotos no seu formato mais completo e passível de edição acaba por demonstrar a limitação do desempenho do aparelho. Estamos a falar das fotografias no formato em DNG, onde – ao contrário dos habituais 4 MB obtidos num JPG, passamos a ficheiros de mais de 30MB – o desempenho do Aquaris X torna-se sofrível, havendo lentidão e muitas vezes bloqueio do aparelho aquando da renderização. Por outro lado, este formato é só para utilizadores mais exigentes e que pretendem as fotos com toda a informação, havendo um maior alcance na edição posterior.

No formato vídeo está disponível uma aba de movimentos, onde se pode criar timelapses, tal como os vídeos da moda em slowmotion e fastmotion. Este será sem dúvida uma opção que irá agradar a muita gente.

A aplicação de câmara nativa apresenta também a habitual possibilidade de panorâmica, a câmara com diversos modos de HDR (entre o normal, automático e plus)

[su_spoiler title=”Especificações Técnicas – BQ Aquaris X” style=”fancy” icon=”arrow-circle-1″]
Ecrã
  • 5,2″ de resolução 1920 x 1080 píxeis (2.5D)
Processador
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 626; Octa-core 2.2 GHz Cortex-A53
  • GPU: Adreno 506
Rede
  • Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (com suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
  • Android 7.1.1 (Nougat)
Memória
  • Memória RAM: 3 GB
  • Memória interna: 32 GB
  • Memória externa: até 256 GB
Câmara
  • Principal (traseira): 16 MP, abertura f/2.0, com flash LED duplo (gravação de vídeo até 2160p@30fps)
  • Secundária (frontal): 8 MP, f/2.0
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 146,5 x 72,7 x 7,9 mm, 153 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
  • GPS
  • Bluetooth 4.2
  • USB: Tipo-C
Bateria
  • 3100 mAh Li-Ion (com carregamento rápido Quick Charge 3.0)
Cores
  • Preto, Branco/Rosa dourado
Preço
  • 289,90€
[/su_spoiler]

Análise ao BQ Aquaris X – Android Quase Puro Num Equipamento VersátilGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“The Terror” – Análise “The Ladder” #S01E03

“The Terror” – Análise “The Ladder” #S01E03

“Do Ocidente para o Oriente” de Natália Gromicho na Casa das Artes

“Do Ocidente para o Oriente” de Natália Gromicho na Casa das Artes