in

CP emite esclarecimento sobre notícia publicada no Jornal de Notícias

CP emite esclarecimento sobre notícia publicada no Jornal de Notícias

A CP – Comboios de Portugal, em resposta ao artigo publicado ontem pelo Jornal de Notícias, com o título “Novos comboios da CP sem acesso a deficientes”, esclarece que a informação divulgada não é verdadeira.

A empresa afirma que os 117 novos comboios foram especificados para garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando assim conforto e facilidade de uso a todos os passageiros.

A acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida é um requisito fundamental na homologação dos novos comboios, conduzida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), seguindo as especificações técnicas de interoperabilidade publicadas pela Agência Ferroviária da União Europeia, bem como as normas europeias EN 1657, que estabelecem diretrizes específicas para assegurar a acessibilidade e inclusão de todos os passageiros.

Os degraus referidos na notícia resultam das diferentes alturas das plataformas ferroviárias das estações, mas isso não constitui um obstáculo para a implementação de soluções adequadas às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida, garantindo assim a sua acessibilidade e conforto durante o uso dos comboios.

Nos últimos três anos, a CP tem-se empenhado em adaptar os seus comboios para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Em 2021, iniciou-se um projeto abrangente que consiste na implementação de plataformas elevatórias, especialmente concebidas para o efeito, em 55 automotoras. Este investimento, que ascende a aproximadamente 2,2 milhões de euros, reflete o compromisso da CP em garantir a acessibilidade a todos os passageiros, tendo esta intervenção sido já realizada, em 28 das 55 automotoras, internamente pelos próprios trabalhadores da CP.

Além disso, a CP tem em desenvolvimento um protótipo de carruagem para o serviço Intercidades, que incorpora elementos de acessibilidade essenciais para pessoas com mobilidade reduzida. Este protótipo inclui plataformas elevatórias que garantem condições de acessibilidade facilitada e casas de banho especialmente adaptadas, garantindo maior conforto e autonomia a todos os passageiros que necessitam de condições de acessibilidade nas suas viagens.

A CP reconhece a importância de promover a inclusão e a acessibilidade a todos os passageiros, e tem-se empenhado ativamente na criação de condições que facilitem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. A empresa reitera o seu compromisso com a igualdade de oportunidades e o conforto de todos os seus clientes.

CP emite esclarecimento sobre notícia publicada no Jornal de NotíciasGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
MUSCARIUM#9 | Anna B Savage

MUSCARIUM#9 | Anna B Savage

Metroid Prime Remastered (Nintendo Switch) – Trailer de apresentação

Metroid Prime Remastered (Nintendo Switch) – Trailer de apresentação