in

Cuidados a ter nas redes sociais para proteger a privacidade

Cuidados a ter nas redes sociais para proteger a privacidade
Image by Pexels from Pixabay

As redes sociais fazem parte de um cotidiano muito ativo na vida de muitas pessoas. A ideia de estar conectado, partilhar interesses e acompanhar novidades de amigos e familiares é o fundamento por trás de cada uma destas plataformas.

De acordo com a Sapo Tek, Portugal é o terceiro país europeu mais ameaçado por ciberataques, e as redes sociais são as que mais riscos na privacidade e vulnerabilidade apresentam. Isto se dá numa altura em que muito se fala da escalada de ataques informáticos a nível global, com crescimento na ordem dos 24% anualmente. Além disso, esquemas fraudulentos e roubos de identidade vão fazendo notícia e, para estar prevenido, é importante manter boas práticas de uso.

Problemas mais comuns das redes sociais

Estar atento aos problemas mais populares encontrados nas redes sociais é um passo importante para saber do que se deve proteger. Embora grande parte das pessoas tenha experiências positivas no uso destas plataformas, existem vários problemas online que, com certas medidas, podem ser minimizados.

Especialmente em audiências mais novas, o relatório de perigos online nas redes sociais, publicado no blog da ExpressVPN, destaca o bullying, stalking e phishing como ameaças constantes. Em recentes anos, as redes sociais tornaram-se uma das abordagens preferidas para os cibercriminosos. Tal como boas práticas, deve-se evitar interagir com estranhos e, se algo parecer suspeito, é sempre bom desconfiar.

Cuidados a ter nas redes sociais para proteger a privacidade
Image by Pexels from Pixabay

Funcionalidades da rede social

Um dos passos mais importantes antes de começar a usar e explorar uma rede social é certificar-se de que entende como a plataforma funciona. Entenda como funcionam os canais de comunicação e como pode interagir em cada publicação antes de partilhar quaisquer mensagens.

Além disso, compreenda quem são os grupos de utilizadores com quem deseja partilhar as suas mensagens. É possível limitar a partilha para amigos, amigos de terceiros ou públicos. Entenda as formas de interação com o utilizador e com as publicações para perceber como limitar o conteúdo àqueles com quem deseja partilhar informações.

Limitar as informações pessoais

Considere cuidadosamente as informações pessoais que divulga no seu perfil de redes sociais. Evite partilhar dados da localização enquanto estiver num sítio e não revele mais do que o necessário.

A solicitação do fornecimento de dados pode ser utilizada para o enganar com o objetivo de roubar informação confidencial. Explore todas as definições de privacidade para limitar a informação pessoal que é apresentada publicamente.

Definições de privacidade

É fácil deixar as definições de privacidade de origem no seu perfil e, ao criar uma conta, é possível revê-las. Em pouco tempo, consegue rever rapidamente a informação da conta e limitar o que diferentes grupos de utilizadores das redes sociais conseguem aceder.

As definições vão para além de simples mensagens. Na maioria das redes sociais, é importante rever permissões dos dados básicos do perfil, publicações, respostas a mensagens públicas, actividade online e localização. Para tal, é relevante manter o equipamento sempre atualizado.

Cuidados a ter nas redes sociais para proteger a privacidade
Image by mohamed_hassan from Pixabay

Segurança no login à conta

A autenticação para acesso à conta deve ser considerada devido à recente onda de roubos de identidade. Ativar a autenticação de dois factores é uma medida de segurança que garante boa proteção ao acesso indevido.

Muitas das redes sociais atuais permitem o acesso à conta em vários equipamentos. Certifique-se de reconhecer todos os logins efetuados e de que estes são limitados aos seus dispositivos pessoais. É possível visualizar todas as sessões abertas e gerir os acessos autorizados.

Os cuidados e boas práticas online conseguem garantir a melhor experiência e utilização de redes sociais. Com pouco tempo, consegue elevar a proteção e privacidade de todos os seus perfis e evitar ameaças na internet. Mantenha uma atitude proativa e aproveite o melhor que as redes sociais têm para oferecer com quem é próximo.

Cuidados a ter nas redes sociais para proteger a privacidadeGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Ben Howard com dois concertos em Portugal no mês de Maio

Ben Howard com dois concertos em Portugal no mês de Maio

Folheto Pingo Doce Bazar Grandes Promoções de 21 a 27 março

Folheto Pingo Doce Bazar Grandes Promoções de 21 a 27 março