CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

SAD do Belenenses ataca Tondela por comunicado «ignóbil e mentiroso»

Polémica instalada em torno do confronto entre Tondela e Belenenses, a contar para a 9.ª jornada da Liga NOS, com beirões e lisboetas a trocarem acusações quanto ao pedido de adiamento da partida.


SAD do Belenenses responde ao comunicado divulgado ontem pelo Tondela, apelidando-o de «ignóbil, mentiroso e moralmente abjeto» e acusando o emblema beirão de «usar as vítimas inocentes duma tragédia para justificar a sua mudança de posição, certamente por razões desportivas».

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

Os Belenenses – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD insurge-se contra o ignóbil, mentiroso e moralmente abjeto comunicado do CD Tondela – Futebol, SDUQ (Tondela) publicado hoje.

O Tondela apresentou um requerimento de adiamento do jogo com o Belenenses SAD marcado para o próximo domingo, dia 22 de Outubro.

Em face do referido requerimento do Tondela, o Belenenses SAD deslocou-se esta manhã a Tondela, para se reunir com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Tondela e se chegar a um entendimento sobre a data do jogo.

Nessa reunião tripartida, o Belenenses SAD tomou a posição de que, se o fundamento do adiamento fossem os trágicos acontecimentos do passado fim-de-semana, todos os jogos da jornada deviam ser adiados. Todavia, ficou claro que o adiamento do jogo Tondela – Belenenses era justificado pelos condicionamentos que a poluição atmosférica impunha para a preparação desportiva do Tondela.

Apesar de ter um jogo no sábado seguinte, dia 28 de Outubro, em Lisboa, o Belenenses SAD, com prejuízo dos seus interesses desportivos, propôs adiar o jogo com o Tondela até 3ª feira, dia 24 de Outubro, de modo a permitir a recuperação desportiva do Tondela.

Nessa reunião, foi alcançado um acordo entre as três partes, transcrito em ata assinada pelo Belenenses SAD e pelo Tondela, para que o jogo se realizasse na próxima 2ª feira, dia 23. Nessa ata, o Tondela disse: “O CD Tondela retira o requerimento apresentado no dia de ontem junto da Liga Portugal” (v. Anexo).

Nessa ata, o Tondela disse também o seguinte: “penalizado pelo facto de ter de jogar na Madeira no sábado”.

Como se vê, a questão do Tondela para preferir não jogar na 2ª ou na 3ª feira, dias 23 e 24, era estritamente do foro desportivo – o seu jogo na Madeira no sábado seguinte.

Já se vê que no comunicado a que ora se responde, o Tondela mente, contrariando as razões que apresentou, que eram unicamente do foro desportivo.

O Tondela volta a mentir, desta vez por omissão, ao não mencionar que havia aceitado e assinado um acordo para o jogo se realizar na 2ª feira, dia 23 de Outubro.

Por este comunicado, o Tondela suja a memória das vítimas dos trágicos acontecimentos, pois usa-as para, afinal, tentar justificar o facto de estar a contrariar a posição que assumiu num acordo tripartido, consignado num documento que assinou, juntamente com o Belenenses e a Liga.

O Tondela, tendo optado a posteriori por jogar no domingo, em vez de na 2ª feira, certamente por razões desportivas, não hesitou em usar as vítimas inocentes duma tragédia para justificar a sua mudança de posição.

Além disso, o Tondela incorre na infâmia de tentar aviltar uma instituição centenária do futebol e do desporto português.

O Belenenses SAD manifesta o seu repúdio por tão leviano, desumano e cobarde aproveitamento da memória das vítimas dos trágicos incêndios do passado domingo.

O Belenenses SAD repudia também o comportamento do Presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”, que mais uma vez tentou aproveitar lestamente uma oportunidade para denegrir e prejudicar a equipa profissional de futebol do Belenenses, tendo tido, é claro, o “cuidado” de não perguntar ao Belenenses SAD o que se havia passado.Os Belenenses SAD


X