in

Reportagem – Basquetebol Belém Action‏

, Reportagem – Basquetebol Belém Action‏

A Comunidade Azul acompanhou o primeiro treino de basquetebol do nosso clube no pavilhão do Casa Pia. Fomos recebidos pelo treinador da equipa principal Nuno Tavares e coordenador dos escalões de formação da modalidade. Na conversa que mantivemos com Nuno Tavares, foi explicado como são as equipas, os escalões e os treinadores.

No mini-basket (idades compreendias entre os 8 e os 12 anos de idade) de momento existem 58 atletas contrastando com os 22 que havia no ano passado, o que revela o bom trabalho desempenhado por todos.

Os Sub-14 (dos 12 aos 14 anos de idade) contam com o treinador norte-americano e também jogador da equipa principal Michael Cássio e o treinador adjunto Marco Dias. Num só ano de competição, esta equipa subiu no escalão regional de 29º lugar para o 19º,o que nos permite dizer que a qualificação para Final-Four (no campeonato regional) fica mais próximo durante esta época.

Os Sub-16 (dos 14 e os 16 anos de idade) têm como treinador Guilherme Aleixo que é também treinador-adjunto da equipa principal e como treinadora-adjunta Inês Silvério. Durante a época transata, esta equipa estava no 31º lugar subindo para um honroso 9º lugar a nível regional.

No escalão de Sub-18 (dos 16 aos 18 anos de idade) tem como treinador o próprio Nuno Tavares e como treinador-adjunto um aluno de Gestão Desportiva da Universidade Lusófona que provém de um acordo com o Basquetebol do Belenenses.

Nos escalões de formação, existem jogadores que, devido á idade,já “saltaram” de escalão mas ainda efetuam um treino semanal com o escalão anterior. A própria estrutura tem equipas técnicas, existindo treinadores e treinadores-adjuntos o que ajuda a uma melhor comunicação entre todos e que beneficia os jogadores e todas as equipas da formação. Alguns jogadores são novos ou de outros clubes devido ao bom trabalho realizado nos campeonatos regionais e à subida de lugares nos escalões, mas dificilmente cada equipa terá mais de 20 jogadores, isto porque ,por jogo só podem ser convocados 12 jogadores.

A equipa sénior (a partir dos 18 anos de idade) é treinada por Nuno Tavares que tem como adjunto Guilherme Aleixo e como preparadora física, a norte-americana Amelia Tilden. Esta época começou a ser preparada bem cedo. Os jogadores que se pretendiam foram definidos com bastante antecedência. A nível de objetivos é chegar novamente ao jogo de subida de divisão e vencê-lo. Este é um projeto a três anos mas se a equipa subir de divisão já esta época, melhor. Existe uma estrutura que funciona muito bem. Os resultados em todos os escalões de formação estão à vista e todos os treinadores e treinadores-adjuntos estão em sintonia com a coordenação de formação. Adivinha-se uma época de grande sucesso.

Para a realização desta reportagem, agradecemos ao Nuno Tavares o tempo que nos dispensou antes do treino da equipa sénior, ao Edgar Macedo pelas fotografias e ao João Machado toda a disponibilidade que teve connosco para que pudéssemos levar esta reportagem a todos os sócios e adeptos do nosso clube, para que possam conhecer o que está a ser feito em termos desta modalidade do nosso clube.

, Basquetebol seniores: Semana 08/09 a 14/09

Basquetebol seniores: Semana 08/09 a 14/09

, Juniores na preparação do jogo frente ao Sporting

Juniores na preparação do jogo frente ao Sporting