in

A quatro pontos do quinto lugar, reacende a chama europeia

A quatro pontos do quinto lugar, reacende a chama europeia

Pois é. Estamos a 4 pontos do 5.º lugar, lugar que dá acesso à Liga Europa. Somamos três vitórias fora seguidas. Com Velázquez, na Liga, somamos 4 vitórias (Boavista, Rio Ave, Marítimo e Moreirense), 3 empates ( Paços de Ferreira, V. Guimarães e Nacional) e 2 derrotas (Estoril e SL Benfica).

Este bom momento de forma que coincide com a mais importante fase do campeonato, onde tudo caminha para estar decidido, permitiu-nos ter, agora, um lugar descansado no que diz respeito à despromoção (estamos a 9 pontos da Académica, actual 17.º classificado ) e uma rampa de lançamento, bem fundamentada pelo futebol de ataque, para a Liga Europa.

Resta-nos melhorar no Restelo, onde sentimos sempre muita dificuldade, o que tem explicação: este Belenenses, de Velázquez, pratica um futebol ofensivo continuado, ou seja, para essa estratégia funcionar os adversários têm de correr riscos, não jogar à retranca. As equipas quando vêm jogar ao Restelo, campo difícil, vêm jogar à retranca, muito fechadas, o que colide com este futebol ofensivo. (Para fazer a ponte, é um bocado o que acontece com o Sporting nos jogos que disputa em Alvalade: sente sempre muita dificuldade. Porquê? Devido ao futebol demasiado fechado do adversário, que esbarra com o seu futebol ofensivo continuado.)

Basta relembrar o único jogo, no Restelo, que vencemos na era Velázquez: Boavista. Marcámos, felizmente, o golo logo no início e a partir daí não se viu mais nada. A equipa axadrezada foi com o autocarro para conseguir o empate e este Belenenses sentiu muita dificuldade em criar espaços que possibilitassem dilatar o marcador.

Quanto ao jogo de Moreira de Cónegos, foi mais um grande jogo, com grandes golos mas com uma péssima arbitragem. Aquele penalti é escandalosamente mal assinalado. Infelizmente, se fosse contra os do costume, talvez, no dia seguinte, o árbitro da partida viesse à comunicação social apresentar um pedido de desculpas.

Bakic é um senhor jogador que pegou de estaca neste 11, Aguillar veio dar a experiência necessária nas fases decisivas do jogo e Juanto veio dar velocidade e distribuir jogo lá na frente, algo raro num ponta de lança.

Na minha opinião, o sector mais fraco da equipa é a defesa. Velázquez não joga para não sofrer golos. Tem a consciência das debilidades defensivas da equipa. Joga, sim, para marcar mais golos que o adversário. Falta-nos consistência no centro da defesa. Brandão é sem duvida o melhor. Esperemos que Rafael Amorim venha acabar com essa lacuna.

Vêm aí dois jogos em casa, dois testes importantíssimos: Arouca e FC Porto. Arouca vem moralizado, 31 pontos e espreita um lugar europeu. FC Porto, depois da vitória na Luz, reentrou nas contas do título.

É importantíssimo o jogo do próximo Domingo. Encaro o Arouca como um alvo a abater na luta pela Europa. Este jogo não vale 3 pontos, mas sim 4. Porquê? Porque com a vitória ficamos, em caso de igualdade pontual no final do campeonato, em vantagem no confronto direto.

Para nosso bem seria, também, importante que S.C. Braga conseguisse ir à final da Taça De Portugal contra o FC Porto (que ganhou na primeira mão das meias finais, em Barcelos, 3-0, ao Gil Vicente). Se isto acontecesse o 6.º lugar também daria acesso às competições europeias. Recorde-se que o S.C. Braga, ganhou, em Braga, na primeira mão das meias finais da taça de Portugal, 1-0 ao Rio Ave.

(Um aparte: muito feia esta troca de acusações pública entre direção da SAD e direção do Clube. As coisas resolvem-se frente a frente, cara a cara. Não numa rede social para todo o mundo ver. Fica mal diretamente às duas instituições e indiretamente aos seus associados. No que toca a esta atitude, não foi para isto que eu elegi com o meu voto esta direção do Clube, nem foi para isto que habilitei o futebol profissional do CFB à direção desta SAD.)

Força Belém!

A quatro pontos do quinto lugar, reacende a chama europeiaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Rúben Pinto de volta para receber Arouca

Rúben Pinto de volta para receber Arouca

Futsal: Sorteio dos Oitavos de final da Taça de Portugal

Futsal: Sorteio dos Oitavos de final da Taça de Portugal