Três futebolistas santomenses estão na mira do clube português Belenenses

By [email protected] (crónicas azuis)

Delegação do clube de Lisboa esteve uma semana em São Tomé para conhecer melhor o futebol local, admitindo ter interesse em três futebolistas santomenses

São Tomé – Três futebolistas santomenses ao serviço do campeão nacional (Sporting da Praia Cruz, SPC) estarão presentes na preparação da pré-temporada do Belenenses, confirmou o presidente deste clube português, Rui Pedro Soares, no final de um jogo entre o SPC e o Aliança Nacional.

“Se me perguntar se é o Zé (médio atacante do Praia Cruz) eu não vou mentir”, afirmou Rui Pedro Soares, líder do Belenenses, que chefiou uma delegação do clube numa visita de uma semana ao arquipélago santomense.

Soares preferiu reserva à divulgação dos outros nomes, e confirmou, por outro lado, que a pré-temporada da sua equipa tem o início previsto para julho próximo.

O interesse do Belenenses pelos três jogadores resulta da atuação e da prestação dos mesmos no jogo entre o Sporting da Praia Cruz e o Aliança Nacional, ganho pelo primeiro por 7-1, no Estádio Nacional 12 de Julho.

Além da atração de jovens talentos para o campeonato português, o Belenenses prometeu montar uma academia de futebol no arquipélago lusófono.

A vinda da equipa portuguesa a São Tomé e Príncipe resulta de um projeto intitulado “Promoção do desporto inclusivo” liderado pela santomense Isabel Santiago, professora e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Isabel Santiago é autora de um estudo sobre o consumo de droga e álcool que será divulgado em breve pelas autoridades nacionais.

Ela considera as várias modalidades desportivas como mecanismos e ferramentas que mobilizam toda a população, e que “é com essas ferramentas que precisamos de fazer a prevenção dalguns comportamentos que nós chamamos de desviantes”.

A visita da equipa portuguesa resulta também de um esforço conjunto entre o Governo santomense e o setor privado, envolvendo várias empresas.

Da Redação, com Panapress

Fonte: Crónicas Azuis

Também poderá gostar Mais do autor

A carregar...
X