CA Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

20 de Julho de 1944 – Morte de José Simões

// 19 de Julho de 2014

Ao longo da sua existência, o Belenenses viveu o infortúnio de ver alguns dos seus jogadores verem a sua carreira terminadas precocemente por situações dolorosas, como lesões ou doenças (por exemplo, Mariano Amaro, Carlos Serafim ou Seba) ou até por morte (Pepe e o hoje homenageado).

Para a grande maioria dos mais novos, o nome de José Simões pouco ou nada dirá. No entanto, foi um dos nossos grandes jogadores, estando ligado a vários títulos e feitos importantes do Belenenses, além de ter representado a Selecção Nacional durante muitos anos. A sua morte, apenas com 31 anos de idade, foi um rude golpe para o nosso clube.

Defesa direito, José Simões jogou pela primeira vez pelo Belenenses em 5 de Maio de 1929, na equipa de infantis (escalão actualmente designada como Juniores), onde se manteve na época seguinte embora fosse utilizado como Sénior noutras categorias. Chegaria à primeira categoria (a de Honra, os Seniores) em 1931/32 e logo a tempo de sagrar Campeão de Lisboa e Vice-Campeão de Portugal. Na época seguinte, 1932/33, o título de Campeão de Portugal não voltaria a fugir-lhe. Nessa época foi também Vice-Campeão de Lisboa. Em 1935/1936 foi vice-Campeão de Portugal e em 1936/37 foi Vice-Campeão Nacional.

Alguns anos depois, sempre a representar o Belenenses, voltou aos títulos, fazendo parte da equipa que, após duas finais anteriores sem vencer o troféu, conquistou a Taça de Portugal em 1942. No ano em que faleceu, apenas, José Simões tinha também conquistado mais um Campeonato de Lisboa, o de 1943-44. Em resumo, conquistou um Campeonato de Portugal, uma Taça de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa.

Foi Internacional pela Selecção Portuguesa em dez ocasiões, como o retrata a figura seguinte, extraída do livro “Factos, Nomes e Números – 1919/60» de Acácio Rosa. Dez partidas, nessa altura, para mais com o flagelo da 2ª guerra mundial, era um número relevante. Pouquíssimos jogadores tinham mais internacionalizações para contar.

JMA

- Publicidade -

Via: Os Belenenses

X