A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção decorreu esta terça-feira, dia 13 de maio, em Basileia, Suíça. Os NAPA conquistaram os fãs eurovisivos.
Portugal garantiu um lugar entre os dez finalistas do Festival Eurovisão da Canção com o tema “Deslocado”, da banda madeirense NAPA.
Além de Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, San Marino, Estónia e Ucrânia também carimbaram passagem à final do concurso na primeira semifinal, que decorreu esta terça-feira, dia 13 de maio, em Basileia, Suíça. Já Chipre, Bélgica, Eslovénia, Azerbaijão e Croácia falharam o apuramento.
Na quinta-feira, dia 15 de maio, serão 16 os países a competição por outros dez lugares na final. São eles, por ordem de apresentação, Austrália, Montenegro, Irlanda, Letónia, Arménia, Austria, Grécia, Lituânia, Malta, Georgia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Israel, Sérvia e Finlândia.
Na final, marcada para sábado, aos 20 países selecionados nas duas semifinais juntam-se mais seis: os chamados “Big Fives” (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e a Suíça, que este ano é o país anfitrião.
Embora não estejam em competição nas semifinais, os temas de Espanha, Itália e Suíça são apresentados na primeira semifinal e os de Reino Unido, França e Alemanha na segunda.
Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.
Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.
Em 2024, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com “Grito”, de Iolanda, que alcançou o 10.º lugar no concurso.
Leia também: Napa na final da Eurovisão? Sondagens não acreditam, mas fãs apelam: “Precisamos deles”