in

Mais quatro músicos na corrida à Eurovisão: estes são os finalistas do Festival da Canção

A segunda semifinal do Festival da Canção decorreu este sábado, dia 29 de fevereiro, no estúdio 1 da RTP.

Mais quatro músicos na corrida à Eurovisão: estes são os finalistas do Festival da Canção

Já estão escolhidos os oito finalistas do Festival da Canção 2020. Jimmy P, Tomás Luzia, Kady e Elisa Rodrigues juntam-se a Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado e Throes + The Shine na final do concurso da RTP, marcada para dia 7 de março, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Este ano, pela primeira vez, e tal como acontece com o Festival da Eurovisão, as pontuações individuais que as canções obtiveram, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site do Festival da Canção.

Na 54ª edição do Festival da Canção concorreram 16 temas. “Cegueira” (Dubio feat. +351), “Abensonhado” (Jimmy P), “Diz Só” (Dino D’Santiago/Kady), “Não Voltes Mais” (Elisa Rodrigues), “Quero-te Abraçar” (Cláudio Frank), “Dói-me o País” (António Avelar de Pinho/Luiz Caracol e Gus Liberdade), “Mais Real Que O Amor” (Pedro Jóia/Tomás Luzia) e “Cubismo Enviesado” (Hélio Morais/Judas) foram os temas apresentados na segunda semifinal.

Já na primeira semifinal competiram “Copo de Gin” (composta e interpretada por MEERA), “Gerbera Amarela do Sul” (composta e interpretada por Filipe Sambado), “O Dia de Amanhã” (composta por João Cabrita e interpretada por Ian Mucznik), “Passe-Partout” (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco), “Rebellion” (Blasted Mechanism), “Medo de Sentir” (Marta Carvalho/Elisa), “Agora” (Rui Pregal da Cunha/JJazz) e “Movimento” (Throes + The Shine).

Além da apresentação das oito canções, na segunda semifinal, a RTP1 recordou o cantor Eduardo Nascimento, que em 1967 representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a música “O Vento Mudou”. O músico morreu no final de novembro de 2019.

AS ATUAÇÕES DA SEGUNDA SEMIFINAL

1. “Cegueira” – Dubio feat. +351

“Cegueira”, tema composto e interpretado por Dubio feat. +351, foi a primeira a subir ao palco da edição de 2020 do Festival da Canção RTP.

Veja aqui a atuação.

2. “Dói-me o País” – Luiz Caracol & Gus Liberdade

A segunda canção apresentada foi composta por António Avelar de Pinho e interpretada por Luiz Caracol & Gus Liberdade. Em palco, a história do tema “Dói-me o País” foi contado através de LEDs.

Veja aqui a atuação.

3. “Cubismo Enviesado” – Judas

“Cubismo Enviesado”, tema interpretado por Judas e composto por Hélio Morais, foi o terceiro a ser ouvido na segunda semifinal.

Veja aqui a atuação.

4. “Diz Só” – Kady

A Kady levou ao palco do Estúdio 1 da RTP o tema “Diz Só”, composto por Dino D’Santiago.

Veja aqui a atuação.

5. “Não Voltes Mais” – Elisa Rodrigues

Elisa Rodrigues com “Não Voltes Mais” foi o quinto tema apresentado na segunda semifinal do Festival da Canção RTP.

Veja aqui a atuação.

6. “Quero-te Abraçar” – Cláudio Frank

Cláudio Frank foi o sétimo artista a atuar. O cantor apresentou o tema “Quero-te Abraçar”.

Veja aqui a atuação.

7. “Mais Real Que o Amor” – Tomás Luzia

Tomás Luzia levou “Mais Real Que o Amor”, tema composto por Pedro Jóia.

Veja aqui a atuação.

8. “Abensonhado” – Jimmy P

Jimmy P foi o último a atuar na segunda semifinal e apresentou o tema “Abensonhado”.

Veja aqui a atuação.

Este ano, a RTP lançou o convite a 14 compositores para que apresentassem uma canção original, inédita, no concurso. A estes juntaram-se dois autores que venceram concursos promovidos pela Antena 1 (um através do programa “Masterclass”, aberto a quem não tenha até aqui música editada, e o outro através de um concurso de livre submissão pública).

Cláudio Frank e Dubio feat. +351 foram escolhidos por concurso, respetivamente através do programa “Masterclass” e do concurso de livre submissão pública, e os restantes convidados pela RTP.

Em cada semifinal foram eleitos quatro candidatos para a Final da 54ª edição do Festival da Canção que terá então lugar, no dia 7 de março, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção eleita em Elvas representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que terá lugar a 12, 14 e 16 de maio, em Roterdão, Países Baixos.

A escolha dos temas das semifinais é feita com base no televoto e nos votos de um júri: Anabela (cantora e autora da canção vencedora do Festival da Canção em 1993), Capicua (cantora e compositora no Festival da Canção na edição de 2018), Conan Osiris (cantora, compositor e vencedor do Festival da Canção do ano passado), Héber Marques (cantor, compositor e vocalista da banda HMB), Isilda Sanches (radialista na Antena 3), Miguel Ângelo (cantor, compositor e um dos fundadores dos Delfins) e Rui Miguel Abreu (jornalista na revista Blitz e diretor da revista digital Rimas e Batidas).

As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

A música “Telemóveis”, interpretada e composta por Conan Osiris, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Telavive, em Israel.

Mais quatro músicos na corrida à Eurovisão: estes são os finalistas do Festival da CançãoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Street Fighter V Champion Edition (Playstation 4) | Análise Gaming

Street Fighter V Champion Edition (Playstation 4) | Análise Gaming

De Jimmy P a Judas: a segunda semifinal do Festival da Canção em fotos