in

Lutem por este lindo sonho azul

Lutem por este lindo sonho azul

 

Precisamos de um título para de uma vez por todas deitar fora os fantasmas que nos atormentam.

Precisamos de um título para acabar com a desconfiança que os sócios, em geral, olham para o sucesso dos “Novos do Restelo” que temem efémero, dado os fracassos recentes em momentos decisivos.

1989. Já lá vão 26 anos. 26 anos em que a turma de Juanico, Chico Faria, José António e tantos outros heróis, arrasaram, no Jamor, o finalista vencido da Tacá dos campeões europeus, o Sport Lisboa e Benfica.

Aos 25 minutos da Primeira Parte, Chico Faria agarra na bola a meio campo, faz uma cavalgada monumental e, já dentro da grande área adversária, remata ao poste mais distante, estava feito o 1-0; O marcador, festeja como só ele sabe: punho cerrado e um saltitar frenético de alegria.

Benfica iria empatar por Vata, de cabeça, 1-1.

Até que, com um livre bem longe da área, Juanico sentencia a partida. 2-1.
O Belenenses conquistava assim a sua terceira taça de Portugal, o seu último grande troféu.

O jejum de títulos começa a ser desesperante. Em 2007 tivemos a oportunidade de o quebrar. Continuo, hoje, a dizer que se o Ricardo não faz aquela enorme defesa ao cabeceamento do Dady, que ainda bate na barra, a História, desde aí, do nosso clube, seria diferente. Seria o apogeu, não o declínio desesperante que nos estava reservado.

Em 2013 tivemos perto do sonho azul, mas a falta de experiência da equipa na primeira Liga, ditou que fosse o Vitória ao Jamor.

Este ano, a campanha surpreendente da nossa equipa faz-nos sonhar. Entramos em 2015 ainda nas três frentes – taça da Liga, taça de Portugal, Liga Portuguesa.
Quanto à liga, aceita-se (na minha opinião, minimamente, dado o bom futebol que já vi esta equipa praticar) o discurso de só se pensar na manutenção; quanto às taças, se não é para vencer, mais vale a equipa nem equipar.
Estão 8 equipas ainda em prova. O Belenenses está entre as duas formações que mais conquistaram a taça de Portugal. O que aumenta tanto a responsabilidade como a ambição da equipa.

Seria bonito voltar a ver o Jamor vestido de azul, voltar a ver o enorme convívio azul com faixas de todo o país e de todo o mundo, Por exemplo, na final da Taça de Portugal de 2007, havia faixas a assinalar presenças de adeptos de: Suíça, Canadá, Minho, Bragança, Vila Real, Porto, Ermesinde, Vila do Conde, Espinho, Estarreja, Viseu, Repeses, Covilhã, Coimbra, Tomar, Óbidos, Peniche, Elvas, Laranjeiro, Costa da Caparica/Trafaria, Litoral Alentejano, Santiago do Cacém, Faro, além dos núcleos da Fúria Azul, não só da grande Lisboa e Margem Sul, como ainda do Alentejo e de Ovar.

Seria, além de uma grande festa, uma demonstração de Belenensismo que já não se vê há muito tempo.

Nós, após anos de sofrimento, angústia e nervos, precisamos de uma alegria. De uma grande alegria.

Esperemos que este lindo sonho azul continue vivo até Maio, e que aí, chegados ao Jamor, só nos passe uma coisa na cabeça: Vencer.

Só depende de nós.

Lutem por este lindo sonho azulGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Futebol Feminino: Belenenses recebe Leixões para a Taça‏

Futebol Feminino: Belenenses recebe Leixões para a Taça‏

Gonçalo, Rodrigo e Luís seleccionados para Estágio de Cadetes da ANL

Gonçalo, Rodrigo e Luís seleccionados para Estágio de Cadetes da ANL