Nascido em Lisboa e formado no Benfica, João Vilela após nove temporadas em Barcelos está, agora de volta à cidade onde nasceu com o objetivo de também ser uma referência para o Belenenses.
Revelou ao Mais Futebol que é para ele motivo de felicidade voltar à cidade que o viu nascer. E mostra-se satisfeito por poder representar o clube do Restelo.
Após os 200 jogos em Barcelos, João revela que já só pensa no Belenenses e no que o futuro lhe reserva no clube da Cruz de Cristo.
Estreou-se na I liga com a camisola do Gil Vicente. Aponta a final da Taça da Liga como um dos pontos altos da sua carreira. A subida de divisão que foi histórica.
Apesar de ter feito uma boa época, lamenta a descida de divisão do clube de Barcelos e acredita que voltarão à 1. ª divisão em breve.
Refere que saiu do Gil de consciência tranquila, fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar o clube nestes anos todos. Espera corresponder às exigências do clube do Restelo e garante que dará sempre o máximo.
Revelou não saber de nada, relativamente à sua possível vinda para Belém, à data do confronto entre as duas equipas:
“Não, não fazia ideia nenhuma. Os contatos com o Belenenses foram depois e o acordo foi muito rápido, ficou tudo definido no último fim-de-semana. Foi curioso, engraçado, mas na altura não sabia de nada. Fiquei contente pelos amigos que tinha e que tenho no Belenenses, por terem conseguido o objetivo da Europa, nós infelizmente já não tínhamos objetivos. Estive depois com eles no balneário, mas ainda não sabia de nada. Só depois é que soube do interesse do Belenenses e foi tudo muito rápido até chegar aqui.”
Quanto ao Caso Mateus, lembra que viveu o caso por dentro e em Barcelos ninguém esquece. Desceram de divisão, perderam visibilidade, perderam contratos, mas refere que a relação entre Gil Vicente e Belenenses se encontra estável.
Apesar da contratação de Sá Pinto não ter sido desconhecida aquando do contato, revela que terá muito tempo para trocar impressões com o novo Mister do Belenenses.
Admite que Sá Pinto teve uma carreira notável e acredita que os conhecimentos dele podem ajuda-lo a tornar-se num melhor jogador.
Possuidor de muitos amigos em comum com Gonçalo Brandão, tais como Rúben Amorim, o David Simão. Também já jogou com o Filipe Mendes, o guarda-redes, Tiago Caeiro, Carlos Martins.
João Vilela finalizou dizendo, que quer ajudar o Belenenses da melhor maneira possível. Auto-define-se como um jogador inteligente que vem para ajudar em primeiro lugar a equipa e as ideias do treinador para alcançar o sucesso.