O jornalista Pedro Jorge da Cunha fez uma entrevista ao ex-central do Belenenses João Meira, que actualmente se encontra a jogar pelos Chicago Fire, uma das equipas da MLS (Major League Soccer), tendo-se estreado na competição a semana passada frente aos New York City, clube que conta nas suas fileiras com jogadores como Andrea Pirlo, David Villa ou Frank Lampard, perdendo por 3-4.
Neste fim-de-semana, os Chicago Fire empataram a um golo com os Orlando City, de Kaká e Antonio Nocerino.
João Meira participou nos 2 jogos, tendo levado um cartão amarelo em cada jogo.
Aqui ficam algumas das questões e respostas (relacionadas com o Belenenses) dessa entrevista:
Faço-lhe a pergunta obrigatória: como foi possível passar do Belenenses à MLS?
“Bem, eu estava sem clube, pois não aceitei a proposta de renovação do Belenenses. Um empresário abordou-me e deu-me excelentes indicações sobre a MLS. Curiosamente, já vinha quase todos os anos de férias aos EUA, de férias. A Miami, por exemplo. Não queria sair já do futebol europeu, mas não podia recusar uma proposta destas”.
Depreendo que tenha estado desempregado por opção.
“Sim, em parte. O Belenenses até me fez uma proposta interessante, mas estava farto do sistema do futebol português, queria coisas novas. Estive muito perto de assinar pelo Sporting Gijón, da liga espanhola. Houve acordo, mas não assinei logo devido ao fair-play financeiro. Fui rejeitando outras coisas, à espera do Gijón, e eles acabaram por não conseguir contratar-me. Foi um risco e fiquei seis meses parado. Não volto a fazer isso”.
O que fez durante esse meio ano?
“Até outubro treinei sozinho, mas o mister Sá Pinto convidou-me a trabalhar com o plantel do Belenenses e aceitei. Até ele sair. Acabei por estar cerca de oito meses sem jogos oficiais”.