in ,

Iberanime OPO 2018: o rescaldo da primeira edição na Exponor

Iberanime OPO 2018: o rescaldo da primeira edição na Exponor

Esta foi a primeira edição do Iberanime OPO 2018 que decorreu na Exponor. Após ter passado anos no Multiusos de Gondomar e ter passado brevemente pela Alfândega do Porto, o evento de cultura pop japonesa arriscou e acertou com a mudança para um espaço mais largo e com melhores condições para acolher um evento do género.

[ARTIGO EM ATUALIZAÇÃO: FOTOS BREVEMENTE DISPONÍVEIS]

Neste ano o cartaz de convidados foi diverso e com figuras bastante únicas à sua maneira.  No que toca a cosplay, a sul coreana Pion Kim e Captain Ghostly destacaram-se com diversas palestras e workshops em torno do tema. Ambos mostraram uma grande abertura para com os fãs, bem como uma paixão pela atividade que continua a ganhar adeptos em Portugal.

Ladybeard foi sem dúvida uma personalidade que saltou à vista. Não só pelo seu visual travesti, mas também pelo seu carácter excêntrico e extrema simpatia para com os fãs portugueses. O australiano mostrou os seus dotes musicais particularmente ao cantar metal, deixando defintivamente a sua marca no evento.

Também a realidade virtual marcou presença! Sim, falamos de Alys, a vocaloid que canta em francês e que encheu o auditório principal do evento com um concerto projetado sobre o palco. Com diversos fatos e diversas melodias, a jovem holograma definitivamente conquistou atenções com a sua presença e voz.

Hurry Go Round já são uma presença tradicional no Iberanime e este ano não for exceção. A banda portuguesa que interpreta vários temas de abertura e encerramento de vários animes conhecidos do público do evento abriu o primeiro dia do evento, tendo conseguido colocar alguns dos fãs mais tímidos a cantar em conjunto.

No que toca a personalidades nacionais Quimbé foi um dos convidados mais presentes ao longo do evento. Ao longo dos dois dias, quer no painel de DragonBall Super, quer numa palestra dedicada aos mundo das dobragens, foram partilhadas diversas histórias de vida do dobrador, bem como algumas realidades menos boas de ser dobrador de desenhos animados em Portugal.

Naturalmente as iniciativas de cosplay estiveram presentes. O Cosplay de Grupo, bem como a competição anual Cosplay World Masters foram das iniciativas que mais atrairam atenções. Susana Antunes e Pedro Lopes conquistaram o primeiro lugar do Cosplay de Grupo com a sua interpretação de “Mais um Skit à Sexta-Feira”, no qual interpretaram uma versão masculina e feminina da personagem Waluigi. Já no caso do Cosplay World Masters, Raul Batista (Leoric – Heroes of the Sun) e Mariana Rocha (Alice – Alice no País das Maavilhas, versão Disney) foram os vencedores do Cosplay World Masters.

Outros elementos característicos da cultura japonesa (moderna e tradicional), já são tradição em todas as edições do Iberanime. Artes marciais, Bonsais, Reiki, bem como algumas atividades organizadas pela embaixada do Japão mais uma vez fizeram as delícias dos adeptos de cultura tradicional nipónica. No que toca à cultura moderna nipónica, sem dúvida que as sessões de Para Para Dance foram das principais atrações.

O cinema japonês também foi tema de conversa ao longo do evento. José Pedro Lopes (realizador do aclamado filme “A Floresta das Almas Perdidas”) marcou presença em duas palestras dedicadas ao tema. A primeira foi focada no novo cinema japonês, na qual foi abordado os filmes “Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões”, “A Eterna Desculpa” e “O Terceiro Assassinato”, produções essas que são exemplos de como o cinema nipónico se está a modernizar de forma progressiva. Mais tarde, o cineasta, na companhia de Pedro Santasmarinas, conduziu uma masterclass dedicada àquele que é praticamente o “rosto” dos monster movies clássicos: Godzilla, mais conhecido como “Gojira”.

O gaming também esteve presente graças ao Eurogamer Portugal Fest. Ao longo do evento os interessados puderam experimentar alguns exemplos de retrogaming (com a presença da Nostálgica), bem como experimentar alguns jogos que serão lançados em breve, destacando-se a presença do demo de Spyro Reignited Trilogy. Naturalmente também os jogos online como Omen, CS: GO, Fortnite, entre outros não podiam deixar de marcar presença no evento.

Iberanime OPO 2018: o rescaldo da primeira edição na ExponorGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Liga Sport Zone: Apresentação plantel CRC Quinta dos Lombos 2018/2019

Liga Sport Zone: Apresentação plantel CRC Quinta dos Lombos 2018/2019

“Desculpa, não percebi” estreia esta semana no Teatro da Comuna

“Desculpa, não percebi” estreia esta semana no Teatro da Comuna