Hogwarts Legacy chegou com altas pretensões de ser o jogo definitivo do mundo de Harry Potter, e também acompanhado de temas paralelos ao jogo. Saiba a nossa opinião de Hogwarts Legacy.
Desde 1997, ano que ficou marcado pelo lançamento do primeiro livro da saga Harry Potter, que os fãs do universo mágico pretendem vivenciar toda a experiência de Hogwarts em formato “video-jogável”. A partir de 2001, para acompanhar os filmes, a EA produziu um jogo para cada filme principal da saga, e apesar de alguns desses títulos estarem ainda hoje marcados na memória de muitos (como estão bem presentes a Pedra Filosofal e O Prisioneiro de Azkaban na deste escriba), a verdade é que nenhum terá sido inovador ou marcante o suficiente para impulsionar a indústria na aposta neste universo.
Chegamos a 2023 com Hogwarts Legacy, vários anos após ter estreado o último filme da saga principal de Harry Potter, muita água correu pelo moinho de Hogwarts. Realçando primeiro o facto de a EA já não ter nenhuma parceria de momento com a Warner para a produção de novos jogos, pois este Hogwarts Legacy já foi criado dentro da label Portkey Games da Warner Bros. Games, que delegou a tarefa de desenvolvimento para a Avalanche Software, estúdio habituado a jogos licenciados como Cars 3, Bolt ou Toy Story 3.
Já não temos Daniel Radcliffe no papel de protagonista no cinema, mas sim Eddie Redmayne, não a interpretar Harry Potter, mas sim de Newt Scamander, visto que a Warner Bros pretendeu continuar o universo cinematográfico de Harry Potter mas com películas que funcionam como prequelas das aventuras de Harry, Ron e Hermione.
Mas o tema mais premente da actualidade quando se fala de Harry Potter prende-se com as visões, comentários e tomadas de posição por parte da autora dos livros JK Rowling. Não me revendo de forma alguma na sua visão depreciativa em relação a pessoas com diferentes ideologias e géneros, pretendia descobrir o que Hogwarts Legacy tinha para oferecer, e se seria, esta sim a obra que me levava a ser um fã do universo de Hogwarts.
Hogwarts Legacy é um jogo que nos leva para o final do século XIX, um século antes das histórias contadas nos livros, e a Avalanche nega que esta obra tenha saído da criadora da série. Hogwarts Legacy conta uma história nova criada pela Avalanche que nos leva a viver a experiência de sermos um aluno de Hogwarts no seu 5º ano de curso enquanto descobrimos as verdades escondidas do Wizarding World.
O jogo inicia, após a criação de personagem, com a nossa viagem de Londres até Hogwarts, onde ficamos a perceber que nem tudo está bem em Hogwarts. Depois da viagem atribulada, temos encontro marcado com o já conhecido Sorting Hat que nos faz duas perguntas simples para ficarmos a saber a que casa pertencemos. Com esta fase tutorial de Hogwarts Legacy ficamos a perceber como o jogo irá funcionar ao nível dos feitiços e da exploração.
Hogwarts Legacy é um RPG de acção de mundo aberto e é um jogo muito bom nesses termos, pois o setting providencia a que consigamos explorar quase todo o mundo (com algumas excepções) e vamos conseguindo evoluir a nossa personagem ao longo do nosso progresso. Como entramos em Hogwarts apenas no quinto ano, isso faz com que todos os professores e alunos que encontremos pelo caminho nos tentem ensinar algo e nos dão missões, sejam prioritárias ou não, mas fazem-nos sempre descobrir mais pontos de interesse em Hogwarts.
E já que falamos em Hogwarts interessa ressalvar que esta é a representação mais fidedigna do Castelo que já vimos. Os segredos são muitos, e alguns deles estão bem à nossa frente desde início do jogo, mas só com a expansão do nosso reportório de feitiços é que os iremos perceber. Apesar de sabermos bem que não é, parece que estamos num universo vivo e onde os diversos animais, humanos, mágicos e não mágicos, vivem.
Em cada aula temos a possibilidade de aprender um feitiço, e são 34 que existem, e que irão ajudar bastante no combate. Combate esse que era uma das minhas grandes dúvidas sobre este jogo, mas a verdade é que o sistema de combate desenvolvido pela Avalanche Software é divertido, e que leva o jogador a combinar os melhores feitiços para cada encontro com inimigos, e praticamente todos os feitiços são importantes para o progresso do jogo, seja na exploração, seja no combate.
A nível de performance Hogwarts Legacy é quase um caso raro na actualidade. Um jogo AAA que desde lançamento funciona como esperado (salvo raríssimas excepções). Ajuda também que tanto graficamente, como sonoramente (realce para a pouca qualidade da montagem do som do voice acting), não seja extraordinário e não se destaca da demais concorrência.
A narrativa que junta os pedaços deste jogo também não é a melhor, e não me deixou ansioso em momento algum sobre para onde é que a história iria seguir, sem querer revelar muito da trama.
Hogwarts Legacy é, praticamente, um campo de diversões gigante para a magia, havendo mil e um motivos para explorar Hogwarts. É um jogo extremamente divertido, que não se leva demasiado a sério, e que funciona da melhor forma como um jogo para ser jogado quando o objectivo é exploração e diversão, e não tanto pela narrativa que emprega.
Hogwarts Legacy é, finalmente, o jogo que consegue capturar tudo o que de bom e de fantástico tem o universo mágico de Harry Potter, e que aparenta saber onde poderá ser melhorado num próximo jogo. Tem a palavra a Avalanche Software.
Hogwarts Legacy (PlayStation 5) | Análise Gaming
Hogwarts Legacy chegou com altas pretensões de ser o jogo definitivo do mundo de Harry Potter, e também acompanhado de muita conversa e temas paralelos ao jogo. Saiba a nossa opinião de Hogwarts Legacy.
Product In-Stock: InStock
4.5