Categorias: Belenenses

“Ganha-se demasiado nesses lugares. É tudo excessivo”

Pausa para café, descafeinado para mim. Nada de doces, Rui Pedro Soares vive em dieta permanente, embora notoriamente em vão. O restaurante está mais vazio, as últimas famílias levantam-se, é quase meia-noite, amanhã, quinta-feira, é dia de trabalho. Ainda não falámos sobre o Belenenses ou o processo Taguspark, nem sequer sobre o BES.
Ficará para outra ocasião, mas pelo menos uma pergunta sobre a derrocada da PT. “Não tenho informação concreta”, começa por dizer. Eu pressiono: no seu tempo já compravam dívida ao BES e ao GES? Já emprestavam dinheiro nestes valores absurdos?
“O Henrique Granadeiro, o Zeinal Bava e o Pacheco de Mello, trabalhei com os três… estou certo de que se tomaram a decisão [de comprar papel comercial à Rioforte] não esperavam que corresse mal. É tudo o que posso dizer. É isto. A PT nunca mais voltará a ser o que era. A saída da Caixa do capital foi fatal, é o pano de fundo da tragédia. Antes tínhamos BES e Caixa, havia equilíbrio, controlo recíproco entre acionistas. Quando a Caixa saiu, há uns meses, depois de este governo ter largado, e mal, a golden share, ficou só o BES. Isso desequilibrou tudo a favor dos brasileiros, e partiu o grupo de portugueses. Ficou cada um para seu lado. É a minha opinião.”
Chega a conta, 41,45 euros, continuamos a conversar até aos carros de ambos, parados à frente dos Jerónimos. “Vou abrir uma loja de vinhos aqui ao pé. É a minha nova vida. Gosto dela.” Eu aproveito para uma última achega. Ganhou muito dinheiro na PT? Um milhão de euros por ano, entre salários e prémios… “Realmente, ganha-se demasiado nesses lugares, não só em Portugal. É tudo excessivo. O trabalho é demolidor, dias e noites, não há férias, sempre a viajar e a decidir. Quando já estava a acontecer a OPA da Sonae [à PT], levaram-me a minha filha de 6 meses ao escritório para eu a ver. Ela tinha 6 meses, não quis ficar ao meu colo, chorou, não me conheceu. Isso deitou-me abaixo. Quando houve a história das escutas, percebi de vez como tudo isto estava a destruir o mais importante, a minha família. Quando eu estava na PT tinha três filhos, hoje sou pai de três filhos. Agora tenho outra vida, só não durmo por causa do Belenenses [lança uma gargalhada]… é muito mais saudável.”

“Ganha-se demasiado nesses lugares. É tudo excessivo”Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!

Página: 1 2 3 4

Artigos recentes

Atividade Sazonal PC – Semana

Atividade Sazonal PC - Semana ... Read More

2 de Janeiro, 2026

Atividade Prática PC

Atividade Prática PC ... Read More

2 de Janeiro, 2026

Palestra temática PC

Palestra temática PC ... Read More

2 de Janeiro, 2026