in ,

Ford investe 1.000 milhões em empresa de inteligência artificial

Ford investe 1.000 milhões em empresa de inteligência artificial

Ford Investe na Argo AI, Uma Nova Empresa de Inteligência Artificial, Rumo à Liderança no Domínio da Condução Autónoma.

A Ford Motor Company (NYSE: F) anunciou que irá investir 1.000 milhões de dólares na Argo AI ao longo dos próximos 5 anos. Trata-se de uma empresa de inteligência artificial com a qual pretende desenvolver um sistema de condução virtual para veículos autónomos do construtor a surgir em 2021, podendo ainda ser alvo de licenciamento para outras empresas.

Fundada por antigos responsáveis da Google e da Uber, a Argo AI incluirá técnicos de robótica e engenheiros, internos e externos à Ford. A equipa de especialistas em robótica e inteligência artificial é liderada por Bryan Salesky, como CEO, e por Peter Rander, como COO, fundadores da Argo AI. São ambos ex-alunos do Carnegie Mellon National Robotics Engineering Center e anteriores responsáveis das equipas de veículos de condução autónoma da Google e da Uber, respectivamente.

“A próxima década será definida pela automatização do automóvel e os veículos autónomos terão um significativo impacto na sociedade, tal como a linha de montagem móvel da Ford teve há 100 anos,” disse Mark Fields, Presidente e CEO da Ford. “À medida que a Ford se expande para se tornar numa empresa automóvel e de mobilidade, acreditamos que investir na Argo AI irá criar um valor significativo junto dos nossos accionistas, reforçando a liderança da Ford no processo de introduzir no mercado, a curto prazo, veículos com condução autónoma, criando uma tecnologia que poderá ser licenciada a terceiros no futuro.”

A actual equipa de desenvolvimento do sistema de condutor virtual da Ford, um software de uma máquina de auto-aprendizagem que actua como o cérebro de um veículo autónomo, ver-se-á combinado com o talento e experiência da Argo AI na área da robótica. Esta inovadora parceria irá permitir o desenvolvimento de um sistema de condutor virtual para veículos de condução autónoma da Ford de nível 4 SAE.

A Ford vai continuar a liderar o desenvolvimento da sua plataforma de hardware para a construção dedicada de veículos autónomos, bem como na integração de sistemas, fabricação, design exterior e interior e gestão de políticas reguladoras.

A Argo AI vai unir forças com os esforços de desenvolvimento de software da Ford no domínio dos veículos autónomos para fortalecer a sua comercialização. A agilidade da Argo AI e a estrutura da Ford combinam, de um modo excepcional, os benefícios de uma startup tecnológica com a experiência e a disciplina do programa de desenvolvimento de veículos autónomos do construtor, actualmente líder do sector.

“Estamos num ponto de inflexão no uso da inteligência artificial numa ampla gama de aplicações, pelo que uma implementação bem-sucedida de veículos autónomos irá mudar o modo como as pessoas e as mercadorias se movem,” referiu Salesky. “Contamos com a energia da Ford resultante do seu compromisso e visão para com o futuro da mobilidade e acreditamos que esta parceria irá permitir que os veículos autónomos venham a ser comercializados e implementados numa escala que tornará a mobilidade acessível a todos.”

A colaboração apoia as pretensões da Ford em ter veículo totalmente autónomo, compatível com a norma 4 SAE, para aplicação comercial em 2021em serviços de mobilidade.

“Trabalhar em conjunto com a Argo AI dá à Ford uma importante vantagem competitiva no cruzamento dos automóveis com as indústrias tecnológicas,” referiu Raj Nair, Vice-Presidente Executivo da Ford, Desenvolvimento de Produto Global, e Chief Technical Officer. “Esta colaboração aberta é diferente de qualquer outra parceria, já que nos permite beneficiar da combinação da velocidade de uma startup com os pontos fortes da Ford para um crescimento significativo em termos de tecnologias, integração de sistemas e design de veículos.”

Como complemento desta relação, a Ford Smart Mobility LLC irá definir a estratégia de comercialização dos veículos autónomos da Ford. Nela incluem-se opções para uma utilização de veículos autónomos no movimento de pessoas e bens, tais como viagens partilhadas, viagens por chamada ou frotas de entrega de encomendas.

A Ford vai ser accionista maioritária da Argo AI. Importa destacar que a Argo AI foi estruturada para operar com uma substancial independência. Os seus funcionários terão participação significativa na empresa, permitindo-lhes beneficiar do seu sucesso. O conselho da Argo AI terá cinco membros: Raj Nair, John Casesa (Vice-Presidente do Grupo Ford, Estratégia Global), Bryan Salesky, Peter Rander e ainda um director independente.

O investimento de 1.000 milhões de dólares na Argo AI será feito ao longo de 5 anos, sendo consistente com o plano de alocação de capital para o programa de veículos autónomos, desvendado em Setembro último no evento Ford Investor Day.

No final do presente ano, a Argo AI espera ter uma equipa com mais de 200 membros, baseados na sede da empresa, em Pittsburgh, e noutras localidades importantes do sudeste do Michigan e na área da Baía da Califórnia.

O objectivo inicial da Argo AI será apoiar a Ford no desenvolvimento e produção de veículos autónomos. No futuro, a Argo AI poderá licenciar a sua tecnologia a outras empresas e sectores, que busquem essa vertente de autonomia.

Ford investe 1.000 milhões em empresa de inteligência artificialGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Diogo Viana em dúvida para receber Guimarães

Diogo Viana em dúvida para receber Guimarães

Resumo: Belenenses 3-1 Modicus

Resumo: Belenenses 3-1 Modicus