in , , ,

Análise – ‘Football Manager 2018’

Análise – ‘Football Manager 2018’

Já saíu o jogo mais aguardado por qualquer treinador de bancada, Football Manager 2018 da Sports Interactive.  Saiba a nossa opinião sobre o novo simulador de gestão futebolística

Análise escrita por: Bernardo Lucas

Para todos os amantes de futebol virtual, setembro significa o lançamento dos simuladores de futebol que oferecem a possibilidade de sermos as próximas estrelas do mundo futebolístico (virtualmente pelo menos), mas em novembro sai o sempre aguardado Football Manager para os fãs da gestão e da táctica e os aspectos menos vistos (mas não menos importantes) do desporto rei. Com o lançamento do Football Manager 2018, voltamos a ver o modelo de jogo icónico da série, mas com mudanças significativas para dar um visual novo e inovador.

Descubra os  “Jovens Maravilha” Portugueses a não perder no link, em baixo!

https://canoticias.pt/tecnologia/gaming/football-manager-2018-jovens-maravilha-portugueses-nao-perder/

Uma das principais melhorias que encontramos em Football Manager 2018, é o novo modelo de dinâmica de equipa. Após escolhermos a equipa que queremos representar ao mais alto nível, é nos apresentado um plantel com uma hierarquia estruturada, a qual temos de respeitar, senão corremos o risco de perder o controlo do plantel, o que torna tudo mais complicado. O aspecto social também é algo mais aprofundado neste jogo, pois existem vários grupos sociais de jogadores dentro de cada plantel, definidos pelo tempo e profissionalismo que tem em comum. Este aspecto é especialmente importante porque quando há muitas alterações no clube, os novos membros levam tempo a adaptarem-se ao grupo social dos jogadores mais veteranos do clube, o que dá uma sensação (maior) de realismo e demonstra a importância de manter certos elementos no clube pelo seu significado social e contributo para o balneário.

Ao nível do grafismo é possível verificar um avanço significativo em comparação com os títulos anteriores, no Football Manager 2018, os relvados são mais reais, o nível de detalhe nos equipamentos é impressionante ( onde se pode ver o nome e número de cada jogador), o ambiente no estádio é vibrante e envolvente e os jogadores comportam-se com um realismo notável. As animações também foram alvo de melhoramentos, havendo agora momentos recriados de forma mais fidedigna como por exemplo a entrada dos jogadores em campo, em que antes da partida reúnem-se para dar algumas palavras de apoio aos colegas, e na conquista de algum troféu, a celebração em campo, embora simples é extremamente satisfatória. Embora para os jogadores mais antigos, o clássico 2D continua a ser bastante relevante e tão (ou mais) satisfatório como o 3D.

O planeamento táctico no Football Manager 2018, também recebeu novidades, a mais notória o briefing tático antes de cada jogo, que dá a oportunidade de reunir a equipa e falar sobre as tácticas adotadas para a próxima partida, os jogadores que ficam de fora, e ainda dar instruções individuais a cada jogador sobre que movimentos fazer e que comportamento deverá apresentar no relvado, e que depois dá um gosto especial em ver a reacção da equipa e de cada jogador em relação às escolhas feitas, e ter jogadores a reagir de forma diferente dependendo do seu contexto futebolístico. Outro aspecto importante, é que agora nas tácticas, podemos ver as áreas do campo onde a equipa é mais eficaz, e o porquê e onde é mais fraca, dando uma melhor noção das áreas que irão estar em maior destaque na partida e as áreas em que teremos mais problemas, o que nos permite ajustar a nossa táctica mais facilmente ao adversário seguinte. Um aspecto também interessante é o elo de ligação que os próprios jogadores criam, ao jogarem juntos durante um determinado tempo, por exemplo uma dupla de centrais que jogue junta em muitas partidas, irá ter uma química melhor e apresentará melhores resultados.

Para um jogador iniciante em FM, o início do jogo poderá revelar-se algo complicado, pois o jogo de futebol mais complexo do mercado, ficou um pouco mais complexo nesta edição, mas mal se entra no flow do jogo, é difícil descolar do ecrã. Quem joga ou jogou Football Manager sabe muito bem o quão difícil é desligar o PC quando vamos a meio de uma época ou quando temos uma série de jogos importantes.

No final de contas, FM 2018 é mais um grande sucesso para uma série de jogos com um histórico imaculado. Football Manager 2018 consegue trazer tudo o que já fazia bem, mas melhorando os seus pontos fortes e introduzindo novas mecânicas para fazer com que este novo jogo seja mais realista possível. 

NDR: Agradecemos à Ecoplay pela cedência da cópia do jogo para análise

Análise – ‘Football Manager 2018’Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Passatempo: Vai assistir à antestreia de “Pai Há Só Um… Ou Dois” em Lisboa e no Porto (Daddy’s Home 2)

Passatempo: Vai assistir à antestreia de “Pai Há Só Um… Ou Dois” em Lisboa e no Porto (Daddy’s Home 2)

Análise – ‘Wolfenstein II: The New Colossus’

Análise – ‘Wolfenstein II: The New Colossus’