CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Festival da Canção – Conheça os primeiros finalistas

Arrancou esta noite a 50ª edição do Festival da Canção, que irá descobrir o representante de Portugal na Eurovisão que se realizará este ano em Lisboa. Conheça quem passou na 1ª semifinal e veja os vídeos das actuações.


A semifinal desta noite apresentou o primeiro lote de canções que poderão representar Portugal na final da Festival da Eurovisão, que este ano se realiza em Lisboa.

Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16 pontos), Catarina Miranda (16 pontos), Anabela (13 pontos), Joana Barra Vaz (8 pontos), Joana Espadinha (7 pontos) e Rui David (7 pontos) foram os apurados da 1ª semifinal para a final de 4 de Março que será realizada em Guimarães, isto depois da RTP ter cometido um lapso na cerimónia ao anunciar a passagem da música “Eu Te Amo” da dupla Mallu Magalhães e Beatriz Pessoa como classificada, quando na verdade era a música de Rui David e Jorge Palma a passar.

A edição deste ano conta com várias alterações no seu formato, depois da grande reformulação da edição anterior. Desde logo, as candidaturas foram abertas a profissionais e anónimos, com dois concursos na Antena 1. Abriu-se também a possibilidade do vencedor da edição anterior voltar a concorrer ou convidar um compositor. O número de participantes aumentou de 16 para 26, sendo que que cada semifinal passa a ter 13 músicas.

Foram desafiados pela RTP 22 compositores a escreverem uma canção original inédita e a convidarem interpretes. Do concurso da Antena 1 somam-se mais dois autores e outro autor escolhido pelo júri do programa “Master Class”. Para finalizar o lote das 26 canções, Savador Sobral por ter vencido o Festival da Canção do ano passado pode convidar o artista Janeiro.

Benjamim convida Joana Espadinha • Canção: Zero a Zero

Canção nº6: Joana Espadinha – Zero a Zero – 1ª Semifinal | Festival da Canção 2018

Joana Espadinha canta na primeira semifinal o tema “Zero a Zero”, com letra e música de Benjamim. Canção segue para a Final depois de conseguir 5 pontos do júri e 2 pontos do televoto.

Diogo Clemente convida Peu Madureira • Canção: Só por ela

Canção nº 10 – Peu Madureira – Só Por Ela – 1ª Semifinal | Festival da Canção 2018

Peu Madureira canta na primeira semifinal o tema “Só Por Ela”, com letra e música de Diogo Clemente. Canção segue para a Final depois de arrecadar 10 pontos do júri e 12 pontos do televoto. Sabe mais: http://www.rtp.pt/festivaldacancao Segue-nos: http://www.facebook.com/festivaldacancao Vê tudo: http://www.instagram.com/festivaldacancao.rtp

Fernando Tordo convida Anabela • Canção: Para te dar Abrigo

Canção nº 4 – Anabela – Pra Te Dar Abrigo – 1ª Semifinal | Festival da Canção

Anabela canta na 1ª semifinal o tema “Pra Te Dar Abrigo”, com letra de Tiago Torres da Silva e música de Fernando Tordo. Canção segue para a Final depois de conseguir 3 pontos do júri e 10 pontos do televoto. Sabe mais: http://www.rtp.pt/festivaldacancao Segue-nos: http://www.facebook.com/festivaldacancao Vê tudo: http://www.instagram.com/festivaldacancao.rtp

Francisca Cortesão convida Joana Barra Vaz • Canção: Anda Estragar-me os Planos

Canção nº 9: Joana Barra Vaz – Anda Estragar-me os Planos – 1ª Semifinal | Festival da Canção 2018

Joana Barra Vaz canta na primeira semifinal o tema “Anda Estragar-me os Planos”, com letra e música de Francisca Cortesão e Afonso Cabral. Canção segue para a Final depois de arrecadar 7 pontos do júri e 1 ponto do televoto. Sabe mais: http://www.rtp.pt/festivaldacancao Segue-nos: http://www.facebook.com/festivaldacancao Vê tudo: http://www.instagram.com/festivaldacancao.rtp

janeiro canta a canção: (sem título)

Canção nº7 – Janeiro – (sem título) – 1ª Semifinal | Festival da Canção 2018

Janeiro canta na primeira semifinal o tem “sem título”. Canção segue para a Final depois de conseguir 12 pontos do júri e 4 pontos do televoto. Sabe mais: http://www.rtp.pt/festivaldacancao Segue-nos: http://www.facebook.com/festivaldacancao Vê tudo: http://www.instagram.com/festivaldacancao.rtp

Júlio Resende convida Catarina Miranda • Canção: Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada

Canção nº 5: Catarina Miranda – Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada | Festival da Canção 2018

Catarina Miranda canta na primeira semifinal o tema “Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada”, com letra de Camila Ferraro e Júlio Resende. Canção segue para a Final depois de conseguir 8 pontos do júri e 8 pontos do televoto. Sabe mais: http://www.rtp.pt/festivaldacancao Segue-nos: http://www.facebook.com/festivaldacancao Vê tudo: http://www.instagram.com/festivaldacancao.rtp

Jorge Palma convida Rui David • Canção: Sem Medo

Canção nº 2: Rui David – Sem Medo – 1ª Semifinal | Festival da Canção 2018

Rui David canta na primeira semifinal o tema “Sem Medo”, com letra e música de Jorge Palma. Canção segue para a Final depois de conseguir 2 pontos do júri e 5 pontos do televoto. Apesar do empate com as canções “Zero a Zero”, “O Som da Guitarra é a Alma de um Povo” e “A Mesma Canção” passa à fase seguinte graças à pontuação do júri.

 

Festival Da Cancao Eurovisao

 

A segunda semifinal está marcada para 25 de fevereiro também no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, e será apresentada por Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira onde ouviremos as restantes 13 músicas que poderão ser a canção escolhida para representar Portugal na Eurovisão.

X