CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Festas de Lisboa’18: “Vasco é Saudade” é o tema da Grande Marcha de Lisboa 2018

Centenas de pessoas, entre figurinistas, marchantes, coreógrafos, ensaiadores e cavalinho, trabalham durante meses num projeto que tem na noite de 12 de junho o seu grande final. As marchas populares são o momento alto das Festas de Lisboa. O tema da Grande Marcha de Lisboa de 2018 recorda o ator Vasco Santana.


As Marchas Populares de Lisboa são o momento alto das Festas de Lisboa, sendo uma das mais antigas tradições da cidade. Nos meses que antecedem a grande noite de 12 de junho, centenas de pessoas dos vários bairros participantes preparam-se para este acontecimento único de música, coreografia e cor. Figurinos, música, coreografia, arcos e balões, tudo é cuidadosamente preparado para o grande evento. Para além de celebrarem Lisboa e os seus bairros, as marchas invocam e celebram Santo António, o Santo de maior devoção na cidade.

Anualmente, as marchas participantes apresentam-se em duas fases. A apresentação na Altice Arena e o desfile na Avenida da Liberdade na noite de 12 de junho. Os dois momentos são avaliados pelo júri, o que definirá a marcha vencedora do desfile em cada ano. Este ano, as apresentações na Altice Arena decorrerão no próximo fim de semana (1, 2 e 3 de junho).

Marchas galardoadas com o 1.º lugar nas últimas três edições:
2017: Marcha de Alfama
2016: Marcha de Alfama
2015: Marcha do Alto do Pina

Grande Marcha de Lisboa 2018: Vasco é Saudade

Anualmente, através de concurso, é definido um tema que dá o mote ao desfile das marchas. Este tema é utilizado por todas as marchas participantes durante as suas apresentações. A edição deste ano recorda o ator Vasco Santana e o filme A Canção de Lisboa (1933).

Vasco Santana nasceu em 1898 e começou a sua vida artística no teatro (principalmente na revista), mas é pelo cinema que é reconhecido até aos nossos dias. Ao lado de atores como Beatriz Costa ou António Silva, Vasco Santana protagonizou várias películas de comédia que marcaram a época de ouro do cinema português. O seu talento e carisma perpetuam-se no tempo, permitindo a imortalização de frases como “chapéus há muitos”. O primeiro grande filme de comédia à portuguesa, A Canção de Lisboa (1933), foi o primeiro de muitos para Vasco Santana.

A Grande Marcha de Lisboa de 2018 recorda o ator e a sua personagem em A Canção de Lisboa. 

Vasco é Saudade – Letra e Música nas Marchas de Lisboa 2018

Autor da Letra: Dina Teresa de Oliveira Barco Autor da Musica: José Manuel Venda Condinho Datas e ordem dos desfiles no Altice – Arena

Autor da Letra: Dina Teresa de Oliveira Barco
Autor da Música: José Manuel Venda Condinho


X