Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Festas de Lisboa’18: Museus e Exposições

©António Leitão-Marques

Fotografia, música e as comemorações dos vinte anos da Expo’98 são algumas das sugestões de exposições integradas na programação das Festas de Lisboa’18 que pode visitar durante o mês de junho. A Casa Fernando Pessoa promove visitas guiadas em língua gestual portuguesa e com audiodescrição.

Jardim de Namorados: A Arte de Casar em Moçambique

Com entrada gratuita, a Sala de Exposições da Freguesia de Santa Maria Maior apresenta, entre 31 de maio e 6 de junho, uma exposição com fotografias de António Leitão-Marques alusivas aos casamentos populares de Moçambique. A exposição está aberta ao público de segunda a sábado, das 14h às 18h (visitas orientadas todos os sábados às 16h30).

Os casamentos populares em Moçambique são um ritual surpreendente, sempre com grande solenidade, um acontecimento de grande importância para a família e para os convidados. Um dos aspetos mais curiosos destes casamentos é a presença dos noivos nos jardins públicos ou na praia para serem fotografados. Todas as poses tradicionais são preparadas com grande cuidado e ninguém deve ficar fora do retrato. António Leitão-Marques viveu 5 anos em Maputo e traz-nos agora o retrato desses momentos que presenciou, desde os cortejos com a chegada dos noivos às danças dos corteses que os acompanham, tudo pontuado pela enorme criatividade e colorido com que quase todos se vestem para a festa.

CA Notícias Festas de Lisboa'18: Museus e Exposições
©António Leitão-Marques

O maravilhoso mundo da música mecânica

De 1 a 30 de junho o Museu do Fado, em parceria com o Museu da Música Mecânica, proporciona uma viagem pelas sonoridades do Fado no universo dos instrumentos de música mecânica (caixas de música, autómatos, realejos, quadros musicais, pianolas, fonógrafos e gramofones), a partir da coleção de Luís Cangueiro. Para visitar de terça a domingo, das 10h às 18h. Preço: 5€ (com acesso à exposição permanente).

Casa Fernando Pessoa

A Casa Fernando Pessoa programou quatro visitas guiadas muito especiais ao longo do mês de junho:

“Os deuses debruçam-se do parapeito da escada” (9 de junho, às 15h): Cátia Figueira (da equipa da Casa Fernando Pessoa) guia-nos numa visita por diferentes peças que ocupam as paredes da casa do poeta, diferentes abordagens, feitas por vários artistas, de Fernando Pessoa ou à matéria dos poemas. Uma forma de conhecer um pouco melhor a história desta morada.
Visitas em língua gestual portuguesa (16 de junho, às 15h): as visitas guiadas por um elemento da equipa da Casa Fernando Pessoa e um intérprete de Língua Gestual Portuguesa tornam acessíveis à comunidade surda as memórias e as histórias guardadas nos diferentes espaços e objetos.
“Almas Pares” (23 de junho, às 15h): Esta visita, guiada por Ricardo Belo de Morais (da equipa da Casa Fernando Pessoa) é um convite para se conhecer a Casa Fernando Pessoa ouvindo contar a história da relação entre Pessoa e Sá-Carneiro.
Visita com audiodescrição (30 de junho, às 15h): uma visita pensada para o público com deficiência visual, mas onde cabe toda a gente.

Você Não Está Aqui

Exposição com 78 fotografias a grande escala e tom documental de Bruno Portela que estará patente em sete locais do Parque das Nações. O evento tem como objetivo olhar sobre as transformações da zona oriental de Lisboa por ocasião da Expo’98, celebrando o seu 20.º aniversário. As fotografias estarão em exibição de 9 de junho a 30 de setembro.

CA Notícias Festas de Lisboa'18: Museus e Exposições
©Bruno Portela

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar está a concordar com a utilização dos mesmos. Pode saber mais consultando a nossa Politica de Privacidade. AceitarSaber mais

X